5 Talks na Web Summit: As recomendações da Monday 

por Margarida Costa, Head of Marketing at Monday

Sem dúvida o evento mais intenso do ano. Quando entramos no recinto sentimos a energia e o entusiasmo dos participantes, dos oradores, dos voluntários e de todos os visitantes. Um verdadeiro overload de informação.  

Este ano foi a segunda vez que toda a equipa Monday teve a oportunidade de estar presente no maior evento de tecnologia e empreendedorismo, a Web Summit 2022

E para celebrar, escrevemos um artigo sobre 5 Talks na Web Summit: As recomendações da Monday. Curiosos para saber como foi a experiência?

 

Equipa Monday na Web Summit 2021

Equipa Monday na Web Summit 2021

Equipa Monday na Web Summit 2022

Equipa Monday na Web Summit 2022

 

Assim que chegámos cedinho no dia 02 de Novembro instalámos o nosso equipamento no pavilhão 4 da FIL e começámos a fazer o nosso pitch. O nosso melhor quebra gelo é sermos abordados como se fossemos a monday.com, o que serve sempre para dizer que na verdade somos mais antigos e fomos os primeiros.  

Stand da Monday na Web Summit 2022

Stand da Monday na Web Summit 2022

 

Outra questão que nos colocam bastantes vez é o porquê de nos chamarmos Monday, à qual respondemos sempre com o entusiasmo de quem começa algo novo. Podem saber mais sobre a nossa paixão por segundas-feiras neste artigo do Diogo, o nosso CEO. 

Durante os dias seguintes do evento, os mondianos tiveram a oportunidade de assistir às talks, às masterclasses e aos microeventos dentro da Web Summit. Após esta intensidade e grande FOMO que este evento provoca, pela simultaneidade de momentos, tivemos o nosso merecido descanso e oportunidade para reunir os contactos feitos, insights recolhidos e partilhar as nossas experiências. Os resultados são impressionantes!

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Key Figures da Equipa Monday

Assistimos todos a vários conteúdos, sobre UX, UI, CX, HRX e Marketing, mas também interesses mais pessoais como saúde e beleza, automóvel, AI e metaverso, entre outras. Esta é para nós, equipa Monday, a créme de la créme, deixo-vos com as 5 Talks na Web Summit: As recomendações da Monday:

1 – Why accessibility must be the foundation of design – Jane Geraghty, Global CEO at Landor & Fitch

Objetivo: Destacar a importância da acessibilidade e da inclusão no design, mostrando o impacto que o design tem para pessoas com algum tipo de limitação, seja ela física ou cognitiva, seja ela permanente ou momentânea. A inclusão e a acessibilidade devem ser o requisito mínimo absoluto e a base para todo design.

Não foi tanto aprender mas foi mais ficar alerta que pequenas alterações para nós, podem fazer a diferença no dia a dia de alguém.”

 Ana Rocha, UX/UI Designer

 

“Ao desenhar um produto, é importante ter em mente 3 aspectos:

1) Getting all over the easy wins 

2) None of us is as smart as all of us

3) Think smart hacks “

Beatriz Duarte, UX/UI Designer

 

Há detalhes no design que o tornam acessível a mais utilizadores, apenas precisamos de pensar nele e de os considerar.”

Maria Costa, Project Manager

 

2- Confessions of modern design: How design is changing, and how we need to change with it – Yuhki Yamashita – Chief Product Officer at Figma

Objetivo: Demonstrar a diferença entre Design na teoria versus na prática, onde tudo é um work-in-progress (WIP) em que por vezes as ideias precedem a identificação dos problemas, mostrando que no processo de desenvolvimento nada é linear.

Aprendi como utilizar o WIP como o nosso trunfo em design!”

Margarida Silva, Business and Service Designer

 

“Querer fazer um processo “certinho” seguindo a teoria não funciona na realidade atual de desenvolvimento de produtos.”

 Ivone Sousa, Business Designer

Tip 1) Review work at a predictable cadence versus at the perfect moment

Tip 2) The form feedback takes is just as important as the feedback itself

Tip 3) Be less precious about the work that ships

“Everything is a WIP”

Yuhki Yamashita, Chief Product Officer at Figma 

Consulta a apresentação desta talk completa aqui

 

3 – UX/UI trends in 2023 and beyond – Des Traynor, Co-Founder Chief Strategy Officer & Co-founder at Intercom; Hubert Palan, Founder and CEO of Productboard; Alisa Cohn, Contributor at Forbes

Objetivo: Discutir principais ingredientes para criar uma customer experience perfeita e intuitiva. Os oradores também exploram as tendências antecipadas de UI e UX para 2023 e além, das quais se destacou a colaboração entre equipas. 

“Como outros team leads construíram processos e dinâmicas de trabalho para solucionar problemas de crescimento.”

Michael Nunes, Chief Creative Officer

Nesta mesa de discussão os oradores referiram algumas formas de estimular a colaboração entre equipas, bem como criar um crescimento sustentado.

  • Falar com os consumidores e compreender os seus desejos
  • Ser preciso e oportuno 
  • Compreender os job to be done para priorizar e investir no melhor design para estes problemas
  • Desenhar soluções intuitivas e criativas adaptadas às necessidades
  • Celebrar os fracassos, aprender e continuar a iterar 

“Talk with users is the most precise way to get results but it the most slowly.” 

Hubert Palan, Founder and CEO of Productboard

4 – How to make terrible branded content – Graham McDonnell – Global Head of Brand & Creative at Time

Objetivo: Examinar as falhas mais comuns dos criadores de conteúdo que produzem conteúdo para marcas

Exemplos práticos de um profissional com experiência de agência, Graham mostrou sem vergonha os seus erros e o que aprendeu com eles.”

Margarida Costa, Head of Marketing

 

Graham McDonnell sublinhou que o seu trabalho é fazer com que aquilo que criam tenha valor. Depois, um a um, o orador foi elencando os 10 erros a cometer para atingir o insucesso de uma peça de branded content:

1. Start without Defined Goals

2. Ignore the Value Venn

3. Treat it Like an Ad

4. Forget to Tell a Story

5. Position the Brand as the Hero

6. Quality over Quantity

7. Decide on the Format First

8. Go Too Brand Heavy with the Design

9. Sacrifice Best Practices to Stand Out

10. Give the Audience Reasons to Leave Early

 

5 – Search beyond the search: the biggest opportunity in digital marketing – Neil Patel – Co-Founder NPD (Neil Patel Digital)

Objetivo: ​​Ensinar como podemos destacar um negócio e que novas oportunidades podemos aproveitar para vencer a concorrência.

Neil Patel sublinhou que quanto maior a dificuldade em atrair a atenção do público e dos consumidores, mais caros ficam os esforços. Sublinhou ainda que as pessoas passam mais tempo nas redes sociais do que em motores de busca e que os termos mais populares procurados no google são redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube…)

“Being able to lead and motivate people is perhaps the most valuable quality a brand can have”

Neil Patel, Co-Founder NPD

 

Neil demonstrou estudos em que a nova geração Z realiza mais pesquisas nas redes sociais Tik Tok e Instagram do que em motores de busca e como tal, a Google tem de se adaptar para acompanhar esta tendência.

Existe uma Digital Convenience, ou seja, após o Tik Tok se tornar a plataforma mais usada em 2020 com a pandemia através de vídeos curtos em formato vertical, o Instagram criou os reels, o Youtube os Youtube Shorts e a Google os Web Stories para aumentar o impacto dos posts de blog no motor de busca. No fim, sublinhou o que devemos fazer em cada rede social para aumentar o nosso engagement e destacar-nos da concorrência:

Youtube – In the first 24 hours of a video being published, you need to gain as many views as possible

Linkedin – Within the first 4 hours of your post being live, you need enganging comments

Tik Tok – Like Linkedin, Tik Tok wants a lots of comments

Facebook – Create long-form content that keeps people on their platform, ideally videos with 5 minutes

Instagram – Create live content at least twice a week

Google – Brand queries: Launch free tools for more people to search you brand and gain loyalty

“Good marketing makes your company look great, great marketing doesn’t even look like marketing. Be so relevant that people can’t ignore you”

Neil Patel, Co-Founder NPD

 

Obrigada pela leitura!

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Monday é uma Consultora de Business Design onde co-criamos com líderes ambiciosos para construir melhores negócios baseados na abordagem de human centered design.

Este método está no centro de tudo o que criamos. Conhece alguns dos nossos clientes: Mercedes, EDP, Banco de Portugal, Microsoft, Jogos Santa Casa, CUF, Sumol+Compal, Fujitsu, Galp, entre outros.

 

Margarida Costa

Head of Marketing  @ Monday 

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