5 coisas que grandes equipas de design fazem pelos seus clientes

por Michael Nunes, Chief Creative Officer at Monday

Como líder de Design na Monday, estou a gerir uma equipa fantástica de designers excecionais. Juntos, ajudamos líderes e empresas a projetar experiências centradas no ser humano que atendam às suas metas de negócios.

Depois de mais de uma década a trabalhar, apoiar e orientar as minhas equipas de design, descobri que os designers estão sempre a tentar evoluir o seu ofício. Se trabalhas na indústria de design, sabes que quase todas as equipas de design criam designs incríveis que atraem a atenção de outros designers – e ocasionalmente novos clientes.

Por outro lado, as melhores equipas de design são aquelas que olham além dos belos fogos de artifício e trazem mais para a mesa. Essas são as equipas que olham além da experiência visual e se concentram na construção de ótimos relacionamentos (o que é crucial para eles).

Ao longo do processo de design, eles têm empatia e parceria com os clientes nos níveis comercial e humano. Na realidade, eles sabem que as pessoas são o centro de todas as experiências positivas e nunca se esquecem que isso começa nos seus relacionamentos diários.

Eles entendem como as parcerias funcionam e como manter a confiança. Nunca têm medo de falar sobre possíveis falhas nas suas soluções ou até mesmo fazer perguntas quando estão em dúvida para torná-las ainda melhores.

Então, vamos analisar o que torna uma boa equipa de design numa ótima equipa de design. Deixamos-te hoje 5 coisas que grandes equipas de design fazem pelos seus clientes.

⚡ Spoiler Alert: todas essas 5 coisas podem ser aprendidas por todas as equipas de design.

Photo by Headway on Unsplash

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1. Entender os negócios (o que eles estão a colocar em linha) 🧠

Primeiro, precisas de reconhecer que são os clientes que estão a investir (e a assumir mais riscos) na construção de um produto contigo. Geralmente é o caso quando eles têm apenas uma chance de capturar os investidores/clientes certos para manter o seu produto vivo, então não deixes o teu ego correr por aí: eles não estão a arriscar o futuro dos seus negócios com base em suposições.

Para ser um grande designer, precisas de fazer perguntas e entender o porquê.

Aqui estão algumas das perguntas que eu recomendo inicialmente:

  • Quais são os seus objetivos de negócio?
  • Como entenderá o sucesso neste projeto?
  • Qual é a sua estratégia de entrada no mercado?
  • Quantas partes interessadas teremos envolvidas na tomada de decisão?
  • Quais são os pontos fortes dos seus concorrentes? E o que é que eles fazem de errado?
  • Quanto tempo a sua equipa gastará neste projeto?

As grandes equipas de design utilizam estas perguntas para determinar como podem ajudar as pessoas a mudar a sua mentalidade de firework designs para satisfazer as necessidades dos seus utilizadores e empresas. Às vezes, pode até ajudar a entender melhor como o projeto afetará os problemas internos — como as operações da equipa.

Photo by Maxime on Unsplash

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2. (Como dar feedback adequado) e (pedir) atualizações 👥

Os clientes não são os teus colegas de trabalho do dia-a-dia que entendem a ultrapassagem do processo e do projeto. Eles são os teus parceiros e, como tal, têm as suas próprias agendas, métodos de trabalho e objetivos a serem alcançados. Tendo essa mentalidade presente, grandes equipas de design apresentam os seus stakeholders ao seu trabalho. Dessa forma, eles podem estar mais próximos do processo de design e sentirem-se sincronizados com o projeto em andamento.

Por outras palavras, grandes equipas de design mantêm os seus clientes conectados por meio de atualizações regulares e comunicação contínua. Ao fazer isso, eles estão a contribuir para uma melhor atmosfera de cocriação e, ao mesmo tempo, criar confiança.

Aqui estão alguns passos que podes seguir:

  • Mantém atualizações de status regulares
  • Sugere atualizações de entregas mais curtas: isso ajuda a obter um melhor feedback e a manter os projetos no caminho certo
  • Apresenta as tuas descobertas de maneira fácil e “digerível”.
  • Explica as tuas soluções numa linguagem “não-designer” (os clientes nem sempre entendem o que nós dizemos).
  • Demonstra como a tua solução se relaciona com os objetivos de negócios do cliente

Grandes equipas de design sabem que cada projeto aumentará o seu nível de qualidade, mantendo feedback regular, atualizações e construindo respeito e confiança com a equipa do cliente.

Nota amigável: Os clientes podem não ser especialistas em design, mas são, de facto, especialistas nas suas áreas de negócios. Portanto, não te esqueças – mantendo-os próximos, poderás criar soluções melhores.

Photo by Austin Distel on Unsplash

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3. O que determinará o sucesso? 🧭

Grandes equipas de design anseiam por métricas porque sabem o quão importante é criar produtos que possam impactar tanto a vida dos seus utilizadores quanto os negócios dos seus clientes. Portanto, e sob essa luz, é essencial perguntar aos seus clientes como eles planeiam definir o sucesso e como eles esperam que o seu produto afete os seus objetivos de negócios após o lançamento.

Mas porque é que grandes equipas de design anseiam por métricas de sucesso? Bem, para responder a essa pergunta sem rodeios, é porque eles sabem que ter métricas para o sucesso ajudará a concentrarem-se no que realmente importa. Ao obter essas métricas, evitam gastar tempo e dinheiro com elementos chamativos – ou, como eu chamo, fireworks (coisas que parecem bonitas, mas, que no final, não têm valor real).

Aqui estão algumas perguntas que podes fazer aos teus clientes se eles não tiverem certeza de como medir o sucesso:

  • Qual é o resultado que você espera alcançar?
  • Qual será a % de novos utilizadores que esperam que venham após esse design ou redesign?
  • Como pretende garantir a satisfação dos seus utilizadores?
  • Quanta receita de negócios esperaria após este projeto?
  • Quantas retenções de utilizadores consideraria bem-sucedidas?
  • Como os tomadores de decisão estimam o sucesso do projeto?

 

Photo by Bonneval Sebastien on Unsplash

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4. Foca-te no objetivo, não no plano 👁️

As melhores equipas de design sabem que às vezes a estratégia inicial precisa de alguns ajustes para melhor se adequar ao(s) objetivo(s) final(is). Por outras palavras, eles abraçam a mudança e até a sugerem. Apegar-se às (tuas) estratégias só vai fazer com que construas soluções medianas e, no final, apresentares algo que o mercado não quer.

Nota amigável: se os teus insights mostrarem que o plano que tu e o teu cliente concordaram não é a melhor opção, apresenta uma nova estratégia. Não há problema em fazer isso! Na verdade, é melhor mudar o rumo das coisas do que forçar algo que não trará valor para ninguém. Lembra-te – tu estás aqui para ajudar os teus clientes, não para fazê-los gastar tempo e dinheiro.

Photo by Arif Riyanto on Unsplash

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5. Mantém as equipas de development informadas ♾️

Como em todos os produtos digitais, grandes equipas de design levam em conta os esforços e custos de development (já que não vivemos num Neverland World). As equipas de development precisam de ser consideradas ao projetar os teus projetos, pois o teu trabalho afetará o deles. No final, isso traduzir-se-á numa transferência mais amigável, mantendo os custos do cliente reduzidos a um valor aceitável.

Uma experiência eficaz de ponta a ponta requer um olhar atento a todas as etapas do projeto, e o development deve ser uma dessas etapas. No final, todos estão conectados, saudáveis ​​e felizes pela participação.

 

Yes, you can 💪

Está totalmente ao teu alcance construir uma equipa incrível, seja uma existente ou uma nova. O segredo do sucesso é seguir o nosso humilde conselho: empatia, cocriação, confiança e comunicação constante.

Faz perguntas, entende o porquê, deixa ideias irem quando tiver de ser necessário e mantém as tuas equipas em sincronia. Construir confiança é um processo diário, assim como construir melhores relacionamentos. Estas dicas são uma ótima maneira de aumentar o nível da tua equipa de bom para ótimo. 🚀

Obrigada pela leitura!

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Michael Nunes

Chief Creative Officer  @ Monday 

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