Empatia: Vamos melhorar o design ao criar empatia com os consumidores

por Michael Nunes, Chief Creative Officer at Monday

Portanto, se ainda não ouviste falar de empatia, esta é a capacidade de compreender e identificar as necessidades de outra pessoa, como os seus objetivos, emoções e motivações na vida.

Para conceber grandes experiências, as melhores empresas procuram, sem esforço, insights de empatia para compreender o seu público. Para os designers, a empatia proporciona um propósito único para criar melhores decisões de design.

Ao praticarmos a empatia (e com isto quero dizer, entregando-nos ao contexto do utilizador/alvo) podemos recolher informações cruciais e objetivar quais são os pontos-chave de que precisamos para criar uma experiência e um produto de sucesso.

Para os designers, a empatia proporciona um propósito único para criar melhores decisões de design.

Queres experimentar isto? É necessário utilizar estes 3 exercícios em conjunto. Por isso, vamos levar essa empatia a bordo 🛥️

  • Vê o que as pessoas fazem
  • Tenta colocar-te nos sapatos deles
  • Pede às pessoas para participarem no teu projeto (pede-lhes feedback, não sejas teimoso e pede informações)

 

Ainda duvidas da necessidade de usar a empatia no nosso processo de conceção?

Quando criamos um website/app/plataforma, estamos a criar experiências para um utilizador, e essas experiências só funcionam ao seu mais alto nível se forem feitas com um propósito. Imagina-te a planear a tua viagem de Verão. Começa primeiro a analisar para onde queres ir. Depois o teu próximo passo é falar com amigos que viajaram recentemente, perguntar-lhes sobre a sua experiência, onde e quando foram, e porque foram nessa data específica, etc. No entanto, para a maioria das pessoas isso não é suficiente 😉 precisamos de navegar na Internet e saber mais sobre a sua viagem, para nos podermos inspirar ainda mais.

Mas porque é que fazemos isto?

Fazemos isto para criar, com base na experiência dos outros, uma experiência ainda melhor.

Ao usar a empatia no processo de design, criamos uma experiência semelhante. A fim de conceber produtos e serviços, precisamos de aprender sobre as pessoas e o objetivo que elas têm, só assim se pode compreender o que elas precisam para realizar a sua tarefa. Quando aprendemos sobre o nosso público a um nível subjetivo, podemos compreender quais são as suas necessidades e o que sentem quando as realizam.

Para os designers e pensadores de design, a empatia é permitir a compreensão real das necessidades e emoções das pessoas, tornando possível criar soluções melhores e bem sucedidas.

Quando se aprende sobre o seu público a um nível subjetivo, pode-se compreender quais são as suas necessidades e o que sentem quando as realizam.

Assim, nunca te esqueças, a empatia permite a criação de grandes produtos como o primeiro iPhone e, não a utilizar, leva a um resultado muito menos bem sucedido, como as capas de webcam. Alguém alguma vez comprou uma destas capas?! Prefiro usar um autocolante normal 😉

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Monday é uma agência digital e interativa baseada em Lisboa. Somos uma equipa de designers, builders & thinkers que fazem experiências digitais. Conhece alguns dos nossos clientes: Snickers, Red Bull, Twix, Philips, M&M’s

Michael Nunes

Chief Creative Officer  @ Monday 

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