Os maiores erros que os designers cometem ao enviar os seus CVs

por Michael Nunes, Chief Creative Officer at Monday

Candidatar-se a um emprego pode ser um processo assustador, mas nunca te deves esquecer de pôr de lado os teus medos e mostrar que és o melhor candidato para o emprego. Nenhum recrutador passará ao lado de um designer que demonstre qualidades pessoais, um bom portfólio e vontade de aprender.

A média de um recrutador é cerca de 10 segundos de análise de um CV e está à procura de algo que lhe chame a atenção e que o impressione para te telefonar.

Por isso, aqui ficam alguns conselhos para dares um up a esse CV e obter o emprego dos teus sonhos.

Para de usar o CV Europass.

Não utilizes o modelo de CV Europass. És um designer e a ideia geral é destacares-te da pilha de candidatos. Estes modelos são para empregos onde a criatividade não é uma das competências exigidas, não te esqueças.

europass

Não utilizes o Microsoft Word.

Mais uma vez, não utilizes um programa que não te dê a liberdade de criares algo que te represente. Precisas de te destacar de todos os outros candidatos e enviar um currículo normal não irá ajudar.

Percentagens para cada habilidade, porquê?

Desde há algum tempo que os designers estão a utilizar percentagens para representar as suas competências pessoais e de conceção de programas. Muitos exemplos incluem algo como Web Design: 70% ou Sketch: 65%. Utilizar este tipo de linguagem é como dizer que não se é proficiente nestas competências. Os recrutadores não estão à procura de candidatos médios; estão à procura de um designer especial.

Isto também diminui o ponto principal nesta área de especialização, criatividade e uma abordagem de design que cria valor real para qualquer designer e para o seu trabalho.

Erros gramaticais e ortográficos.

Se um potencial recrutador detectar um erro ortográfico ou gramatical à primeira vista enquanto lê o teu CV, significa apenas que não te preocupaste em verificar o teu trabalho. Mostra que não prestas atenção aos detalhes. Imagina o que aconteceria se um erro ortográfico no projeto de um cliente acabasse por ser impresso em 10.000 folhetos ou entrasse em direto numa campanha a nível nacional.

Antes de enviares o teu CV a uma empresa, mostra-o a um amigo ou a um familiar. Se um empregador apanhar um erro ortográfico em poucos segundos após a abertura do teu CV, não serás alguém em quem se possa confiar.

Não tens muitos projetos no teu portfolio?

Bem, já todos estivemos lá… Trabalhar com clientes fantásticos e fazer muito trabalho não cai do céu, mas não te preocupes.

Tens o quê? Dois ou três projetos não tão grandes? Aqui está o que podes fazer:

  • Escolhe uma marca/cliente para a qual gostarias de trabalhar
  • Estuda e identifica os seus problemas, falhas e propõe uma solução
  • Mostra como a tua solução teria impacto no negócio deles
  • Destaca o processo

Este tipo de estratégia dar-te-á duas vantagens: uma é criar uma forma possível de seres contratado e a segunda é dar-te exposição em plataformas criativas de comunicação social como o Behance e o Dribbble.

Mostrar demasiado trabalho.

Por muito tentador que possa parecer, mostrar muito trabalho cria uma má forma de destacar os teus melhores projetos. Nenhum recrutador quer passar por todo o teu trabalho. Querem passar por ele rapidamente sem perderem tempo. É preciso pensar que alguns recrutadores recebem centenas de candidaturas. Portanto, menos é mais.

Acabaram-se as imagens pixelizadas.

Abrir um portfólio e ver imagens de má qualidade deixa sempre uma má impressão. Isto só significa que não perdeste tempo a garantir que o teu trabalho era nítido e claro. Sinais como este mostram que não tens orgulho no que fazes. Nenhuma empresa quer esse tipo de empregado a trabalhar para eles.

No more pixelated images.

Não ter um portfólio online. Não sejas preguiçoso.

Já reparaste que estamos no século XXI? Vamos colocar esses projetos na web. Plataformas como o Behance e o Dribbble tornam a vida de todos muito mais fácil. Não te esqueças da exposição que estas plataformas te podem dar: muitos recrutadores visitam esses sites na sua busca para encontrar talento criativo. Além disso, não sejas preguiçoso a apresentar os teus projetos: cria apresentações apelativas para fazeres brilhar ainda mais os teus projetos.

Segue as instruções!

Há muitas empresas que rejeitam imediatamente a tua candidatura se não seguires as regras delineadas por elas. Não te esqueças de ler os requisitos: por vezes é apenas um nome de e-mail do assunto, o prazo para a candidatura ou talvez algum tipo de apresentação. Basta ler os requisitos e tudo correrá bem.

Não sejas um Pinóquio, a sério, não o faças.

Mentir nas candidaturas irá certamente fechar muitas portas para ti. Se não tens a habilidade, não digas que tens. A melhor forma de trabalhar é demonstrar o desejo de aprender novas competências. Cada recrutador adoraria contratar alguém que esteja ansioso por aprender e crescer dentro da empresa.

Apresenta-te.

Não te limites a enviar um e-mail com a tua candidatura. Reserva um tempo para te apresentares à pessoa do outro lado. Criar uma ligação com o recrutador aumenta as tuas hipóteses de receber uma chamada. As pessoas gostam de saber quem estão a contratar, que tipo de personalidade têm. É mais do que apenas trabalho. Os recrutadores procuram uma cultura adequada e isto pode dar-te uma vantagem sobre os teus concorrentes.

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Michael Nunes

Chief Creative Officer  @ Monday 

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