
Redes sociais: O filho perdido de uma estratégia de marketing
por Inês Sousa, Community Manager at Monday
Toda a gente está nas redes sociais. Os nossos amigos, os nossos avós e até os nossos animais de estimação têm algo a dizer sobre fazer parte da incrível rede que existe hoje em dia. Assim, se alguém está nas redes sociais, as marcas têm feito uma declaração e têm estado sempre a trabalhar para estar no centro deste diálogo.
Em Portugal, as principais atividades do segundo ecrã estão a ser realizadas numa rede social (43% da população) logo abaixo do chat com os amigos (32% da população portuguesa).*
Assim, se as marcas quiserem estar no topo da nossa mente, podem (e devem) estar na tua TV, no teu computador, na tua estação de autocarros e devem falar contigo nas redes sociais porque vais reparar nelas, mesmo que não queiras.
Cada peça é necessária.
Jon Loomer fala sobre uma estratégia de marca eficaz e para criar grande conteúdo em cada dispositivo que escolhermos para a nossa marca. Se acreditamos nessa frase (e acredito) devemos concentrar-nos em alguns pontos que podem tornar qualquer estratégia de marca coerente e eficaz e onde as redes sociais podem ter um grande impacto.
Quais são os objetivos?
Outra área a considerar ao criar uma campanha de marketing integrada é a identificação dos objetivos. A criação de objetivos permitirá ter um objetivo claro para uma campanha de marketing bem sucedida.
Então, quais são os teus objetivos? Criar a consciência da marca? Atingir um público mais direcionado? Aumentar o engagement? Gerar leads?
Quando uma marca tem um objetivo claro e se concentra nisso, ajudará a determinar “quem, quando, onde, e como” para partilhar conteúdos, de modo a ter o máximo alcance e exposição. Quando os objetivos são definidos, os resultados serão melhores e a medição será ótima para saber o que funcionou e o que não funcionou.
Diferentes alvos, diferentes canais sociais
Ao considerar o público alvo, a marca deve estar consciente de que os diferentes canais de comunicação social tendem a atrair um público diferente. Assim, se direcionares os teus esforços para os canais de comunicação social que melhor se alinham com a tua estratégia de marketing existente, os resultados serão melhores. As marcas devem ter um conhecimento profundo sobre o seu público-alvo, para garantir que não há desperdício de tempo ou recursos na criação e promoção de conteúdos nos meios de comunicação social num canal que não atinja o seu público-alvo.
A Social customer care é uma nova ferramenta
Se uma marca tem vários canais sociais como o Facebook, Instagram, etc., deve também utilizar esses pontos de contacto para o serviço ao cliente… Hoje em dia, uma marca tem diferentes formas de ampliar o seu serviço ao cliente: quando um cliente publica um comentário, bom ou mau, toda a gente pode vê-lo. Podem também ver como a empresa responde – se a empresa responde de todo. É extremamente importante ter uma voz que se preocupe com a comunidade e não apenas com os gostos e o alcance.
Trabalhar no bom conteúdo
Scroll down é a nova forma de estar no mundo real. Assim, se uma marca tem um grande conteúdo, as pessoas param e trabalham com ele. O conteúdo deve, portanto, ser relevante e num tom semelhante ao de outros canais onde a marca interage. As marcas poden ser mais informais nos meios de comunicação social, com certeza. Mas elas não devem ser bipolares.
Mensagem uniforme através de canais
A coerência é essencial para o sucesso das estratégias empresariais. Assim, as marcas têm de se certificar de que o conteúdo e a mensagem estão alinhados, ou são consistentes com todos os canais de comunicação.
Quando uma marca desenvolve uma peça de conteúdo – um post no blogue, um vídeo, um artigo – deve assegurar-se de que pode ser utilizada em todos os meios de comunicação. No entanto, a marca deve adaptá-lo a cada meio de comunicação onde será utilizado de acordo com a sua natureza. Por exemplo, se uma marca tiver uma entrevista pode ser utilizada num boletim informativo; no Linkedin – com um pequeno excerto; fazer um post no Facebook com uma frase específica da entrevista e algumas fotos.
Este tipo de estratégia de marketing integrada pode ser extremamente eficaz.
Confia numa (só) agência especializada
Muitas empresas subcontratam os meios de comunicação social a múltiplas agências. Uma para o conteúdo, outra para os media e por vezes outra para a gestão diária. Este tipo de estrutura afeta negativamente a integração dos meios de comunicação social em estratégias mais amplas, porque é mais difícil para a agência ter uma visão clara dos seus esforços de marketing como um todo. Este problema leva algumas empresas a deslocar mais atividades dos meios de comunicação social internamente ou a obter diferentes modelos de parceria com as suas agências.
Quando as marcas constroem uma estratégia integrada – com todos os canais sendo coerentes – isto assegura que a estratégia segue de perto os objetivos, notícias, e interesses de toda a marca. Assim, os meios de comunicação social podem ter uma voz na estratégia e podem comunicar com o público, certificando-se de que falam sobre as últimas tendências, bem como sobre o que as pessoas estão a falar nos meios de comunicação social. No final, uma estratégia de marketing integrada com os meios de comunicação social desenvolve uma relação de cliente mais envolvente que gera um capital de marketing eficaz e uma vantagem competitiva sustentável.
Global Webindex, PORTUGAL: GWI MARKET REPORT Q2 2016.
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Inês Sousa
Community Manager @ Monday