Que a força do propósito esteja contigo

por Rodrigo Costa, Managing at Monday

Uma grande parte do sucesso da Monday foi sempre a nossa capacidade e coragem para continuarmos a reinventar-nos a nós próprios. Acreditamos que a reinvenção progressiva é o factor chave para competir contra os maiores players do mercado, tais como as grandes agências ou empresas de consultoria.

Durante os nossos curtos 12 anos de existência, o bem-estar da nossa equipa foi a nossa principal prioridade. Éramos contra as horas tardias no escritório, embora por vezes isso pudesse acontecer, mas não deveria ser a norma. As suas famílias tinham de ser a sua primeira prioridade. Viver uma vida saudável, tanto física como mentalmente, tinha de ser um objetivo. Tudo isto era muito importante para nós como gestores.

Agora tudo isto é um dado adquirido e, por conseguinte, o nosso foco mudou. A própria empresa foi reinventada pela equipa, e os projetos são criados pelo cliente. A força está a crescer dentro de cada um de nós.

Duas mudanças principais tiveram lugar:

1 — A equipa reinventou a empresa

Como poderíamos promover processos de pensamento de design para a estratégia empresarial se não o fizéssemos nós próprios? Como poderíamos falar de colaboração e co-criação se promovêssemos uma estratégia top-down?

A direção não teve qualquer influência no redesign dos serviços que oferecemos hoje, nem na forma como a empresa se apresenta agora.

“Nós, como líderes hoje em dia, temos de trabalhar como facilitadores. (…) Temos de ser invisíveis e, quando estamos visíveis, devemos estar a ouvir 90% do tempo”.

Outro ponto relevante foi a formação. Hoje em dia, a informação sobre qualquer tópico está disponível online. A formação não é um problema. Acreditamos que temos de facilitar ferramentas para desenvolver a inteligência emocional e a gestão das emoções da nossa equipa. Citando António Damásio, o famoso neurocirurgião português, “Emoções e sentimentos não são um luxo, são a nossa forma de comunicar os nossos estados mentais a outras pessoas. Mas são também um guia para nós tomarmos decisões”. A formação é nova na empresa, mas o seu resultado está a começar a florescer.

2 — Co-criação e colaboração com os clientes

Há uma dicotomia espantosa, o momento em que falamos de transformação digital é o mesmo em que as pessoas são mais relevantes e no centro. Não há Transformação da Experiência do Cliente sem empatia. A empatia é, na minha opinião, um dos conceitos mais fortes na gestão atual.

O cliente é o nosso herói. Mas o cliente é uma empresa. Portanto, o cliente é mais do que uma pessoa. Por isso, precisamos deles. Precisamos de estar com eles. Precisamos de ouvir pessoas diferentes. Precisamos de desafiar pessoas diferentes dentro de uma empresa. Precisamos de co-criar com eles. Precisamos de sentir o seu propósito, porque precisamos de ajudar a transferir esse propósito para o consumidor. É tudo uma questão de emoções.

O objetivo vem de dentro da empresa. O objetivo vem com sentimentos e emoções, e estes criam empatia. O objetivo é uma forma saudável e honesta de criar comunicação.

Na Monday, o objetivo é um trabalho em curso. O objetivo não pode ser apenas definido e imposto. Vive-se, sente-se. Vive-se no seu sangue. Estamos quase lá, e com certeza iremos partilhá-lo contigo em breve.

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A Monday é uma Consultoria de Business Design. Acreditamos no poder das marcas e trabalhamos lado a lado com os nossos clientes, transformando a sua experiência de cliente. 

Esta abordagem está no centro de tudo o que criamos. Conhece alguns dos nossos clientes: Snickers, Red Bull, Twix, Philips, M&M’s, Guloso…

Rodrigo Costa

Managing Partner @ Monday