
Quem ganha? Agência Criativa vs Agência de Consultoria
por João Domingues, Visual Designer at Monday
Como designer, sei que cada agência trabalha com timings e metodologias diferentes. Os meus amigos, que estiveram na mesma área que eu, falam muito sobre o mercado da comunicação e como os tempos estão a mudar. Essa mudança tem impacto na forma de trabalhar e quando me tornei parte da Monday, o meu método de trabalho também mudou.
Agora devem ter percebido que sou Visual Designer na Monday e por isso o meu trabalho está centrado na interface do utilizador e na experiência do utilizador para ambientes digitais.
Nesta altura da minha vida, o meu conhecimento profissional é uma mistura de duas visões diferentes. Hoje em dia estou a trabalhar numa Agência de Consultoria e antes estava a trabalhar numa Agência Criativa regular. Com o passar do tempo, consigo sentir a diferença entre estes dois tipos de empresas. Sei que não sou assim tão velho, embora partilhe convosco a minha experiência em ambas as realidades e as diferenças que nelas encontro.
A realidade de uma Agência Criativa:
- Normalmente, para alcançar novos clientes e novos projetos, a Agência Criativa tem de se lançar contra outras agências;
- Por vezes, o trabalho que se desenvolveu em pitch para angariar novos clientes nunca avança realmente;
- O tempo disponível para trabalhar num projeto é curto e crítico. Embora, trabalhar sob pressão traga um conhecimento maciço à mesa;
- O planeamento semanal pode ser caótico, devido aos vários projetos que estão a ocorrer;
- O ambiente, descontraído e criativo, é um dos combustíveis perfeitos para alcançar melhores ideias;
- A resolução de problemas de comunicação é o objetivo;
- Para encontrar as melhores soluções de projeto, dispões de um bom leque de recursos e abordagens técnicas;
- Podes trabalhar em pequenos projetos como simples campanhas de produtos para a estratégia da marca 360, tocando em diferentes meios de comunicação;
- As agências trabalham com equipas separadas de diferentes áreas para abordar o mesmo projeto.
O que encontrei numa Agência de Consultoria:
- Muitas vezes, as Agências de Consultoria fazem parte de espaços de trabalho maiores, como espaços de cowork, o que traz novos clientes e projetos;
- Os projetos estão centrados em soluções orientadas para as empresas. O objetivo não é apresentar soluções que sejam apenas visualmente estimulantes, mas sim aprofundar o negócio do cliente e resolver problemas;
- Não fazemos pitch;
- Ainda é preciso trabalhar com criatividade, mas não apenas relacionado com o design. Nas Agências de Consultoria, os projetos são levados a cabo em múltiplas etapas, onde podes fazer a tua magia;
- Os projetos são mais longos, o que torna o teu plano de semana mais organizado e mais calmo. Uma Agência de Consultoria irá auto-gerir a tua equipa para resolver o problema;
- O ambiente de trabalho é muito descontraído e calmo. O ruído diário pode ser apenas as discussões do projeto;
- O resultado final do nosso trabalho vem de workshops com os clientes ou sessões de consultoria onde analisamos soluções para problemas empresariais. Como designer, ainda se entrega o produto digital, como um website, uma aplicação, wireframes ou peças de comunicação, mas com base no resultado das nossas sessões anteriores;
- Trabalhamos lado a lado com os nossos clientes ao longo da duração do projeto;
- As equipas trabalham em conjunto em tudo com processos orientados para o pensamento do design.
Qual delas é melhor?
Não posso dar-te uma resposta sobre isso. Desculpa! A minha opinião sobre estas duas formas de trabalho é que se podem ver novas perspetivas e novas metodologias. Assim, cada experiência, independentemente do resultado, é um complemento ao teu trabalho anterior.
Por um lado, tem uma experiência onde a sua criatividade é estimulada diariamente (Agência Criativa). Por outro lado, teres tempo para pensar e encontrar melhores respostas utilizando a metodologia (Agência de Consultoria).
O conhecimento que eu trago de uma Agência Criativa torna agora as minhas decisões mais frescas na área do produto. Hoje em dia, quando se aplica o pensamento criativo na concepção de interfaces de produto, é um ajuste perfeito para cada projeto.
A parte interessante de uma Agência de Consultoria é o processo e as metodologias que são aplicadas e fundamentadas na criatividade, e na Monday posso ser uma grande peça para encontrar soluções adequadas e acrescentar valor aos projetos.
No entanto, no final, não importa em que Agência estás, as coisas mais importantes são os pontos fortes e os resultados das soluções que se procuram para ti, para a tua carreira, para o teu negócio, e para os teus clientes.
Obrigado por leres
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A Monday é uma Consultoria de Business Design. Acreditamos no poder das marcas e trabalhamos lado a lado com os nossos clientes, transformando a sua experiência de cliente.
Esta abordagem está no centro de tudo o que criamos. Conhece alguns dos nossos clientes: Snickers, Red Bull, Twix, Philips, M&M’s, Guloso…
João Domingues
Visual Designer @ Monday