Aposta na Criatividade Analítica

por Manuel Coutinho, Project Manager at Monday

Porque não recebo mais visitas no meu website redesenhado? Porque é que as minhas vendas online diminuíram após a minha última campanha? Por que não tenho utilizadores na minha nova e brilhante aplicação?

A indústria criativa tem vindo a dançar ao ritmo do seu próprio tambor há já algum tempo. A dificuldade em medir e quantificar corretamente o impacto de uma estratégia criativa no passado criou uma cultura de fornecedores de serviços demasiado concentrada na solução sem compreender completamente o problema. Esta cultura já não se enquadra na era da análise.

“A indústria criativa tem vindo a dançar ao ritmo do seu próprio tambor há já bastante tempo”.

Hoje em dia, tanto as empresas estabelecidas como as novas empresas ainda precisam de se diferenciar da concorrência e a criatividade ainda é um ingrediente necessário para o fazer, mas agora mais do que nunca temos instrumentos para medir e analisar o impacto digital de qualquer ação. Esta nova realidade justifica a exigência de uma explicação analítica para as escolhas criativas que fazemos.

“(…) Business Model Canvas, Blueprint e os processadores analíticos devem permitir-nos trabalhar em conjunto com os nossos clientes (…)”.

Muitas vezes acreditamos que não há espaço para a emoção nas estratégias analíticas e também não há dados reais a medir sobre a criatividade, mas os dois lados da moeda não devem ser mutuamente exclusivos. Numa metodologia moderna de desenvolvimento de projetos, devemos utilizar as limitações do trabalho com os KPI’s que são vitais para as empresas dos nossos clientes e utilizá-los para estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas.

 

 

A adoção de ferramentas que proporcionem diversas perspectivas no nosso processo, tais como o Business Model Canvas, Blueprint e os processadores analíticos, deverá permitir-nos trabalhar em conjunto com os nossos clientes para identificar e compreender verdadeiramente o problema antes de começarmos a trabalhar para uma solução. O que a agência digital precisa de oferecer hoje é um processo que começa por uma compreensão profunda da proposta de valor do cliente aos seus clientes e que leva a uma recomendação criativa e sustentada analiticamente para a melhor forma de a comunicar e capitalizar.

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A Monday é uma agência digital e interativa baseada em Lisboa. Somos uma equipa de designers, builders & thinkers que fazem experiências digitais. Conhece alguns dos nossos clientes: Snickers, Red Bull, Twix, Philips, M&M’s

Manuel Coutinho

Project Manager @ Monday