
Como sobrevivo a uma vida diária de gestão de projetos
por Maria Beatriz Terremoto, Project Manager at Monday
Na Monday cada projeto é único e tem uma forma especial de desenvolvimento. Cada cliente é diferente e tem problemas específicos. Trabalhamos de perto com os clientes para fornecer tudo o que realmente precisam.
Acredito firmemente que o crescimento de um gestor de projeto pode ser visto quando se olha para cada entrega final.
Mas, para garantir o sucesso de um projeto, deverás ser capaz de tomar o teu lado retrospetivo final. Como? Treina-te para identificares as metodologias que utilizaste no projecto e que te levaram a responder às necessidades do teu cliente.
Para isso, deixa-me falar um pouco sobre 3 passos chave por detrás de um projeto que podem influenciar o resultado final.
1. A gestão do cliente…
O cliente vem primeiro. É ele quem melhor conhece o negócio e *é* trabalho do gestor de projeto garantir que no final o cliente recebe o que realmente quer.
Para resumir brevemente, para além de tudo o que o cliente realmente precisa.
“Each project has a Product Owner that is responsible to maximize the value of the final product.“ Acredito realmente neste pensamento do The Scrum Guide.
Depois de “decifrar” o cliente precisa *é necessário* trabalhar na especificação do projeto (requisitos funcionais e não funcionais).
Sempre que possível, estes devem ser especificados em pormenor e apresentados ao cliente antes de irem para as equipas de criação e desenvolvimento.
Desta forma, o gestor de projeto pode gerir as expectativas do cliente e reduzir o efeito surpresa – desilusão – no produto final.
O cliente sabe o que foi pensado para o seu projeto e sabe que estamos alinhados.
2. Equipa? Vamos a isto!
A forma como esta parte é feita pode variar muito entre organizações, equipas e indivíduos.
Existem diferentes métodos que te permitirão gerir e coordenar as equipas de forma eficiente.
É obrigatório garantir que todas as equipas estejam na mesma página.
Será que conhecem o objetivo do projeto?
Estão conscientes de todas as especificações exigidas?
Compreendem todos os detalhes do projeto?
“gerir e coordenar as equipas de forma eficiente”.
Se todos estes assuntos não forem claros no início do projeto, posso assegurar-vos de que não será um passeio feliz…
Vamos detalhar tudo! Não tenhas medo de falar muito, de explicar tudo uma e outra vez. Não queremos que o nosso projeto se torne um longo caminho ou um “elefante branco”.
“White elephant’ projects are not only often large and expensive to build and take longer than originally estimated, but also form and ‘prestige’ so dominate over function that the project never performs satisfactorily either in terms of stated role, unclear as it often is, or financially.”, Problems of ‘Big,’ ‘White Elephant’ Projects and Project Management
Projetos de “elefante branco” não são apenas grandes e caros para construir e levam mais tempo do que originalmente estimado, mas também forma e ‘prestígio’ dominam tanto a função que o projeto nunca funciona satisfatoriamente em termos de função declarada, obscura como costuma ser , ou financeiramente.”, Problemas de Projetos ‘Grandes’, ‘Elefante Branco’ e Gestão de Projetos
Por exemplo, usa o Scrum Events para definir o ritmo do projeto! Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review, Sprint Retrospective.
A minha preferida, reunião de pé. Encontramo-nos todos durante (no máximo) 10 minutos e perguntamos a nós próprios:
O que é que eu consegui ontem?
O que é que vou fazer hoje?
Que obstáculos estão a impedir o meu progresso?
Quando trabalhamos com equipas, um dos maiores desafios é também a gestão de pessoas.
Todos nós temos dias bons e maus, personalidades diferentes, preocupações e confidências. Compreender o perfil de cada membro da equipa e adaptar a comunicação pode ser um processo rigoroso. Mas, também é tão essencial!
Quase pronto!
3. Estamos quase no fim, mas… Falta-lhe algum detalhe?
A fase final é normalmente a que leva mais tempo e esforço.
Porquê? Detalhes, detalhes, detalhes! Desde que se alinhe tudo no início do projeto, quando o cliente vê o resultado final, terá sempre a contribuição das suas equipas.
Como verás, todos os detalhes são importantes e influenciam o tempo de vida do projeto em muitos aspetos diferentes.
- Os detalhes escondidos por detrás do briefing do cliente – o que é que ele realmente precisa?
- A interpretação da equipa sobre o projeto – será que eles compreendem realmente o que especificaste?
- O cliente está satisfeito com o projeto – todos os pontos inicialmente especificados estão desenvolvidos? Está a funcionar correctamente?
No final desta viagem, o projeto poderá estar concluído, mas o conhecimento adquirido através deste caminho continuará a apoiar e reforçar as competências do gestor do projeto ao longo de todos os novos projectos.
Obrigado por leres
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Maria Beatriz Terremoto
Project Manager @ Monday