Como sobrevivo a uma vida diária de gestão de projetos

por Maria Beatriz Terremoto, Project Manager at Monday

Na Monday cada projeto é único e tem uma forma especial de desenvolvimento. Cada cliente é diferente e tem problemas específicos. Trabalhamos de perto com os clientes para fornecer tudo o que realmente precisam.

Acredito firmemente que o crescimento de um gestor de projeto pode ser visto quando se olha para cada entrega final.

Mas, para garantir o sucesso de um projeto, deverás ser capaz de tomar o teu lado retrospetivo final. Como? Treina-te para identificares as metodologias que utilizaste no projecto e que te levaram a responder às necessidades do teu cliente.

1. A gestão do cliente…

O cliente vem primeiro. É ele quem melhor conhece o negócio e *é* trabalho do gestor de projeto garantir que no final o cliente recebe o que realmente quer.

Para resumir brevemente, para além de tudo o que o cliente realmente precisa.

Sempre que possível, estes devem ser especificados em pormenor e apresentados ao cliente antes de irem para as equipas de criação e desenvolvimento.

Desta forma, o gestor de projeto pode gerir as expectativas do cliente e reduzir o efeito surpresa – desilusão – no produto final.

O cliente sabe o que foi pensado para o seu projeto e sabe que estamos alinhados.

2. Equipa? Vamos a isto!

A forma como esta parte é feita pode variar muito entre organizações, equipas e indivíduos.

Existem diferentes métodos que te permitirão gerir e coordenar as equipas de forma eficiente.

É obrigatório garantir que todas as equipas estejam na mesma página.

Será que conhecem o objetivo do projeto?

Estão conscientes de todas as especificações exigidas?

Compreendem todos os detalhes do projeto?

“gerir e coordenar as equipas de forma eficiente”.

 

Se todos estes assuntos não forem claros no início do projeto, posso assegurar-vos de que não será um passeio feliz…

Vamos detalhar tudo! Não tenhas medo de falar muito, de explicar tudo uma e outra vez. Não queremos que o nosso projeto se torne um longo caminho ou um “elefante branco”.

Por exemplo, usa o Scrum Events para definir o ritmo do projeto! Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review, Sprint Retrospective.

O que é que eu consegui ontem?

O que é que vou fazer hoje?

Que obstáculos estão a impedir o meu progresso?

Quando trabalhamos com equipas, um dos maiores desafios é também a gestão de pessoas.

Todos nós temos dias bons e maus, personalidades diferentes, preocupações e confidências. Compreender o perfil de cada membro da equipa e adaptar a comunicação pode ser um processo rigoroso. Mas, também é tão essencial!

Quase pronto!

3. Estamos quase no fim, mas… Falta-lhe algum detalhe?

Porquê? Detalhes, detalhes, detalhes! Desde que se alinhe tudo no início do projeto, quando o cliente vê o resultado final, terá sempre a contribuição das suas equipas.

Como verás, todos os detalhes são importantes e influenciam o tempo de vida do projeto em muitos aspetos diferentes.

  • Os detalhes escondidos por detrás do briefing do cliente – o que é que ele realmente precisa?
  • A interpretação da equipa sobre o projeto – será que eles compreendem realmente o que especificaste?
  • O cliente está satisfeito com o projeto – todos os pontos inicialmente especificados estão desenvolvidos? Está a funcionar correctamente?

No final desta viagem, o projeto poderá estar concluído, mas o conhecimento adquirido através deste caminho continuará a apoiar e reforçar as competências do gestor do projeto ao longo de todos os novos projectos.

Obrigado por leres

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Maria Beatriz Terremoto

Project Manager @ Monday