Comportamento do utilizador: Porque precisas de um bom Design

por Michael Nunes, Chief Creative Officer at Monday

Um bom design é aquele que funciona. Com isto em mente, a Monday afirma que os projetos devem ter mais do que apenas um layout atrativo. Acima de tudo, é importante concentrar-se na sua usabilidade e padrões de comportamento do utilizador.

Vamos ver a regra dos terços. O foco de atenção do utilizador está dividido em 3 fases. Primeiro, o teu olhar vai para o canto superior esquerdo. É nesta secção que cerca de 41% dos utilizadores dirigem imediatamente o seu olhar. É o local ideal para colocar o logótipo ou informação crucial para um contato direto.

user behavior grid 

Depois, a área para onde vai o olhar é no fundo à esquerda. Cerca de 25% dos utilizadores seguem este padrão de visualização. Só depois destas áreas, o olhar se move para o lado direito, de cima para baixo. É de salientar que apenas 15% da atenção do olho centra-se nesta parte do ecrã. É extremamente importante considerar o conteúdo que é colocado aqui porque corre o risco de passar despercebido e, assim, perder uma interação. Resumindo, colocar conteúdo numa área errada doteu website terá um grande impacto na sua interatividade e usabilidade.

 

adega machado

A regra dos terços tem uma maior incidência na página inicial (homepage). É na página de entrada do website onde a primeira e mais importante informação vai despertar o interesse do utilizador em permanecer no nosso website, criar uma ligação emocional e/ou aumentar as probabilidades de fazer uma compra, dependendo do tipo de serviço que estamos a promover.

Portanto, é essencial considerar os pontos de paragem naturais durante a visita a um website, a fim de cumprir dois propósitos: um utilizador satisfeito, mesmo que apenas subconscientemente, e um cliente satisfeito por ter atingido os objetivos para os quais nos contratou.

Obrigado por leres

Nós realmente queremos ouvir a tua opinião! Entra em contato connosco

A Monday é uma agência digital e interativa baseada em Lisboa. Somos uma equipa de designers, builders & thinkers que fazem experiências digitais. Conhece alguns dos nossos clientes: Snickers, Red Bull, Twix, Philips, M&M’s

Michael Nunes

Chief Creative Officer  @ Monday 

Meet Michael