Designers: O Copy também precisa de um pouco de amor

por Jesse Viana, UX & Content Writer at Monday

Já paraste para pensar nas palavras por um minuto? Elas estão em todo o lado – olha em teu redor. Em qualquer lugar que tu olhes, seja online ou offline, elas estão tão presentes que muitas vezes nem percebemos que elas estão lá. E isso é ótimo! Isso significa que elas estão a fazer o seu trabalho de instruir, explicar, dirigir e guiar-nos através de jornadas físicas e virtuais.

Quando pensas em apps, sites, interfaces e tudo mais, consegues imaginá-los sem palavras? As palavras dão-lhes significado, dão-lhes clareza e fortalecem-nas com contexto – para que possamos, em última análise, dar sentido às coisas. Sem palavras, eles seriam totalmente inutilizáveis.

Como UX Writer, penso bastante em palavras, frases, pontuação, verbos, tom e voz. Afinal, escrever é minha maneira de projetar, mesmo que eu não tenha percebido no início – e deve ser acessível a todos, mesmo que não seja um copywriter. Designers de todo o mundo, vamos dar as boas-vindas a algumas palavras na vossa vida!

A escrita como um processo de design

Quanto mais pensamos em escrever como um processo de design, mais impressionante será o poder que as palavras têm na partilha de experiências do utilizador. Uma coisa que sabemos com certeza é que sem escrever, o UX Design não estaria completo. As pessoas precisam de direção e significado nas suas experiências, e as palavras tornam o design mais amigável ao UX – para os utilizadores.

Design tem tudo a ver com comunicação e deve ser sempre uma conversa entre um produto e seu utilizador. É exatamente isso que os UX Writers fazem: o design das palavras que as pessoas vêem ao interagir com o software (nós contamos tudo sobre isso nosso artigo anterior sobre UX Writing e Microcopy, entregando as informações certas na hora certa, sempre que necessário. É dizer aos utilizadores o que esperar da sua experiência.

Ah, e aceita este ótimo conselho: Já não é suficiente olhar para a escrita como uma reflexão tardia do processo de design. Copy – com isso, quero dizer o preenchimento de palavras na interface de design – pode fazer ou quebrar a experiência do utilizador, e isso exige uma colaboração entre equipas, designers e copywriters no início do projeto para que tudo funcione harmoniosamente. O resultado é a experiência de utilizador mais suave possível.

O copy faz parte da experiência do utilizador tanto quanto o fluxo e o layout, e definir o copy pode realmente tornar os designers melhores.

how can copy make you a better designer?

Bom UX é quando o design encontra a linguagem escrita

Se o conteúdo não for entregue, mesmo a página mais atraente não prenderá a atenção do leitor – e é por isso que o design é um processo que deve acontecer com o conteúdo. Ao contrário do que foi dito, às vezes uma imagem não vale mais que mil palavras. E está tudo bem! É por isso que o copy centrado no utilizador é vital para criar produtos de sucesso e porque o UX Writing é a chave para fazer com que os utilizadores interajam com os produtos da melhor maneira.

Os UX Writers estão cientes de todos os princípios de legibilidade para os utilizadores, então eles precisam de estar centrados no processo criativo. Enquanto os UX Designers incorporam elementos de marca no seu design de maneira utilizável, os UX Writers pensam na voz da marca e como ela se manifesta no produto. Pensa assim: designers pensam em botões, formulários, caixas de diálogo, etc; e o mesmo acontece com os UX Writers – apenas com terminologia e palavras de ação.

Andy Well, UX Content Strategy Manager na Adobe e co-autor do livro “Writing is designing”, disse muito bem: “you have to be willing to be an evangelist and to spread the gospel of UX Writing; get designers excited about words, and how they can be used as design tools.”

Estás pronto para ficar animado com as palavras?

Continue a ler para saberes como tornar o teu design ótimo.

Práticas recomendadas para projetar com palavras

Se queres começar a dominar os teus textos, mas não tens ideia de como fazê-lo, aqui estão algumas das melhores práticas a ter em consideração na próxima vez que precisares de projetar com palavras:

Empatia é o que faz o teu texto soar como algo que realmente diria a um ser humano, pois somos humanos que projetam para outros humanos.

Sábias palavras aconselhadas por John Saito, content designer da Dropbox (e um companheiro divertido para aprender conselhos de UX Writing!). Saito acredita que a maioria das pessoas não gosta de ler. Sempre que alguém está a olhar para o texto num ecrã, essa pessoa “scaneia” as palavras e não as lê (acho que todos podemos concordar com isso, certo? Eu sei que muitas vezes faço isso sozinha).

As palavras devem melhorar as experiências das pessoas e não complicá-las – então sê implacável e escreve da forma mais clara possível.

A tua missão como designer – e ainda mais como UX Writer – é levar as pessoas numa jornada, então escolhe palavras que aumentem a sua produtividade, como verbos, por exemplo. Incentiva o utilizador a agir seguindo a tua liderança e, o mais importante, permite que ele vá na sua própria cruzada de descoberta.

O truque é usar declarações simples sobre interações-chave e escrever no tempo presente 😉

Sempre volta para a empatia, certo? É imperativo cultivá-la o máximo possível – afinal, praticamos o human centered design. Os produtos devem ser facilmente localizados e compreensíveis, mesmo por pessoas com diferentes origens, idiomas, culturas, etc.

Isso traz um sorriso para quem está a ler! 🙂

Como tu escreves as tuas próprias palavras também é importante – afinal, ninguém gosta de se sentir encorajado ou derrotado. Concentra-te no que as pessoas podem fazer com coragem e otimismo. Alguns bons exemplos para começar são palavras autênticas e positivas, esquece as vibes de “não” e “não pode”.

Eu sei que é tentador preencher os vazios (antes) da interface com palavras latinas aleatórias. Desta forma, poderás projetar primeiro e pensar no que preencher nos espaços em branco depois, certo? Nem pensar!

Acredita em mim quando digo isto: mesmo que não sejas um copywriter, tens sempre de ter uma ideia sobre o que vai ser comunicado ao utilizador, pois sabes melhor do que ninguém do que se trata no teu produto. Esboça algumas ideias para usar nos wireframes e usa apenas texto de preenchimento que descreva a cópia que deverá estar lá. Vai te poupar muita dor de cabeça na reta final!

A linguagem simples e direta garante que cada palavra serve um propósito específico. Em caso de dúvida, reordena as palavras quantas vezes precisares até que faça sentido e que sintas que traz clareza à tua mensagem. O objetivo é fornecer contexto ao utilizador sem sobrecarregá-lo.

Como provavelmente saberás, a escrita deve caber da mesma forma em todos os tamanhos de ecrã, então não te esqueças da flexibilidade entre plataformas. O estilo da linguagem, a formatação e o tom devem ser os mesmos em cada um deles, pois promove a confiança na experiência e ajuda o utilizador a focar-se no conteúdo enão tanto no estilo.

Pssst: Ao projetar em ecrãs maiores, aproveita o espaço extra para destacar recursos diferentes! De nada.

Escrever é a skill de unicórnio do design 🦄

Uma boa escrita pode ajudar-te a desenvolver maneiras novas e interessantes de expressar uma ideia, ao mesmo tempo em que é facilmente compreensível, e as palavras trazem a tua personalidade ao teu design. Espero que este artigo tenha sido útil, e se tiveres alguma dúvida – ou se tiveres algo a acrescentar – sente-te à vontade para me informar!

Até a próxima! 🙂

Obrigada pela leitura!

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Jesse Viana

UX & Content Writer @ Monday 

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