
Diferença entre UX e UI: Um guia fácil
por Jesse Viana, UX & Content Writer at Monday
No mundo do design é costume ler-se os termos de UX e UI juntos — e da mesma forma que coexistem e se complementam, também existem de forma separada. Não te preocupes, a linha que os separa pode ser confusa e é normal! Mas estamos aqui para te ajudar a obter a imagem completa como um profissional. No final deste artigo, irás dominar as semelhanças, diferenças e como funcionam juntos.
Vamos começar?
User Experience (UX) – Experiência do utilizador
O próprio nome tem a palavra mais importante: o utilizador, que está no centro de todo o processo, e para quem a navegação deve ser fácil de entender, de usar e cujo objetivo é ser simples e intuitiva.
Na sua essência, e sendo um campo amplo, é simplesmente o estudo do efeito que o design tem em facilitar o uso de um determinado produto ou serviço. A experiência interativa começa quando um utilizador entra em contato com tal produto ou serviço, e se refere a todos os caminhos do início ao fim da sua utilização.
É o processo pelo qual os designers criam produtos que proporcionam aos utilizadores experiências significativas e relevantes, preocupando-se com todas as etapas que fazem parte da interação entre humano e serviço — empatia, usabilidade, tecnologia e, claro, o fator humano em todo o seu desenvolvimento. Basicamente, é a arquitetura de conteúdo e o mapeamento de um site, sistema operacional, aplicativo ou dispositivo móvel.
O bom UX Design concentra-se no lado interativo de um produto – a maneira como ele se comporta e de que maneira proporcionará aos utilizadores uma experiência agradável. É o lado pessoal e humano da tecnologia, e procurará a harmonia perfeita entre a forma como ela deve ser navegada e a facilitação das dores e necessidades dos utilizadores.
A sua principal preocupação é garantir aos utilizadores uma experiência agradável e tranquila, seja através de testes de usabilidade, interações intuitivas, produtividade, ou desencadeando emoções agradáveis, bem como antevendo o valor que os utilizadores irão retirar do produto/serviço.
Por outro lado, quando o UX Design não é levado em consideração, muitas vezes chegamos a situações que são, no mínimo, constrangedoras: sites excessivamente complicados, não conseguir finalizar checkouts, formulários que bloqueiam e apagam tudo que escrevemos, aquele produto que ainda não sabemos como usar… tu escolhes!
Então, e para que vocês tenham uma visão geral, mostramos um projeto incrível que certamente ajudará a entender o conceito de mau UX: “The Uncomfortable”, da arquiteta Katerina Kamprani, é feito propositadamente para ser desconfortável e deliberadamente inconveniente do dia a dia.
The Uncomfortable by architect Katerina Kamprani
Super estranho, certo? Sim, é essa a ideia.
Isso é o que acontece quando a experiência do utilizador não é tida em consideração e, por esta altura, já consegues perceber a importância que o UX realmente representa – não apenas no mundo digital, mas também no mundo real. E é justamente esse tipo de inconveniente e má usabilidade que o Human Centered Design, epicentro do UX, trabalha para prevenir.
Entre as inúmeras vantagens que este serviço traz, destacamos:
- Melhor experiência do cliente;
- Fidelização de clientes;
- Eficácia na produção de serviços e produtos;
- Lucro e melhor imagem empresarial
User Interface (UI) – Interface do utilizador
Como o nome sugere, é tudo sobre a interface: o estilo, a aparência e todos os aspectos visuais de um site, aplicativo etc. Os designers UI desejam que os seus projetos sejam fáceis de usar, mas mais importante, desejam que seja agradável aos utilizadores.
Normalmente, esse termo refere-se à parte gráfica de um projeto, mas também pode incluir, por exemplo, sistemas de comando de resposta por voz como a Alexa ou a Siri. UI é, essencialmente, tudo o que o utilizador vê no ecrã, todos os elementos visuais e seus componentes gráficos — como botões, menus, texto, imagens, sliders, etc. Simplificando, é baseado em todas as micro-interações entre interfaces, homem e máquina.
Os UI Designers concentram-se no estilo e na aparência geral de um sistema. Normalmente, também são chamados de Product Designers, pois preocupam-se com a estética de um produto e como podem causar impacto visual nos utilizadores.
Assim, toda vez que nos deparamos com guias de estilo, fontes, iconografia, hierarquia visual, cores e tipos de botões, animações e o comportamento de cada interação, as cordas invisíveis do UI Designer são anexadas a todos esses componentes. São eles que trabalham na forma como um produto afetará a tração que sentimos em relação a um produto.
Mais alto para as pessoas que estão lá atrás: UX NÃO É UI!
Agora que examinámos (completamente!) todos os conceitos, é hora de explicar as diferenças entre user experience e user interface. Sim, pode-se dizer que tudo é UX, e mesmo que UI’s sejam parte essencial disso, não são a mesma coisa.
Quando se trata de Experiência, o foco está no lado interativo de um produto — como ele se comporta; enquanto que quando se trata de Interação é tudo sobre o aspecto visual desse mesmo produto. Não te deixes enganar pela confusão que os nomes podem causar, a diferença é bem simples. Até agora já sabes disso, certo?
UX vs UI example
Aqui está um exemplo:
Imagina que uma página de checkout de um site (para efeito de raciocínio, vamos pensar no teu supermercado favorito) precisa de um novo botão. Os UI Designers vão preocupar-se com a parte visual — como vai ficar? Que cores devemos usar? Qual o melhor tipo para o texto do botão?; enquanto os UX Designers se preocuparão com o motivo pelo qual aquele botão precisa de estar exatamente naquele ponto do ecrã, com o objetivo de solucionar as dores que os utilizadores possam estar a sentir naquela etapa específica do processo. Esses designers precisam de pesquisas prévias, testes de usabilidade e mudanças constantes do projeto ao longo do caminho para que possam atingir seu objetivo: impactar positivamente seus futuros utilizadores.
São eles os responsáveis pelo verdadeiro entendimento de seus utilizadores — hábitos, necessidades, validação da dor e chegar a um produto final que atenda diretamente às suas necessidades. Isso é especialmente útil quando se trata de perceber o que o cliente valoriza, deseja ou precisa no momento de comprar/usar algo.
A UI, por sua vez, preocupa-se com o desenvolvimento da interface (seja ela visual ou não) de um site, aplicativo ou sistema. É tudo o que precisa de ser usado para melhor interagir com o produto, uma espécie de “intermediário visual” que precisa de ser funcional e intuitivo — sim, o layout do que tu vês.
Enquanto os designers de UX podem ser pensados como arquitetos de interação macro — também conhecidos como a jornada do cliente — os designers de UI são os arquitetos de microinterações — a forma real como humanos e máquinas interagem. A primeira torna um produto útil e ajuda a realizar ações, enquanto a segunda torna sua interface agradável e ajuda a estabelecer conexões emocionais (é isso que te faz voltar).
Sim, são diferentes, mas também caminham lado a lado e vão-se atualizando ao longo do processo de finalização do projeto.
OK, então como é que eles funcionam juntos?
Fácil: o UX designer determina como a interface funciona e o UI designer determina sua aparência (sabemos que continuamos a dizer o mesmo, mas na verdade é tão fácil!).
É um processo colaborativo em constante evolução, pelo qual ambas as equipas trabalham em estreita proximidade — as equipas de UX focam-se no fluxo de um serviço/produto, na forma como os botões que criam vão facilitar a navegação entre as tarefas, e como o a interface atenderá às necessidades do utilizador; as equipas de interface do utilizador trabalham na aparência desses elementos no ecrã.
Se, por exemplo, a meio de um projeto as equipas decidem que certos elementos devem sair — ou que novos devem ser criados, esse é o tipo de mudança que exige toda uma nova organização espacial no ecrã, então formas e tamanhos devem ser repensados e rearranjados. As equipas de UX encarregar-se-ão da melhor forma de o fazer, enquanto as equipas de UI adaptarão um novo design para que tudo se encaixe perfeitamente.
Essa colaboração entre as duas equipas é o que ajuda a garantir que a interface final do utilizador esteja no seu melhor comportamento, sendo simultaneamente bonita, eficaz e intuitiva de usar. Embora precisem de conjuntos de habilidades diferentes, eles são cruciais para o sucesso um do outro. Quando todas as estrelas se alinham, o resultado final é o melhor!
Muito obrigado por chegares ao final deste artigo!
Esperamos que os conceitos estejam frescos na tua cabeça e que possas diferenciá-los com sucesso. Se tiveres alguma dúvida, estamos aqui para ajudar!
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