Está tudo nos detalhes: uma introdução ao UX Writing e Microcopy

por Jesse Viana, UX & Content Writer at Monday

Desde que entrei na escola, tenho sido uma pessoa que gosta de palavras, quase por natureza. Adoro escrever, não importa o em que formato seja (para mim os números são confusos). É exatamente por essa razão que tenho vindo a seguir o caminho da escrita — do jornalismo ao content writing — que, inevitavelmente, me trouxe até aqui, ao trabalhar como copywriter (junior).

Recentemente, fui apresentada ao UX Writing e ao Microcopy e, como nunca trabalhei nisso antes, dediquei o meu tempo para tentar entender o que são, individualmente; o que podem ter em comum ou o que os torna diferentes. Tudo isso faz parte de um admirável mundo novo para mim, então faz scroll down para saberes um pouco mais sobre eles e o que tenho aprendido nos últimos meses. Eu prometo que é uma leitura fácil!

UX Writing: melhorar a experiência do utilizador com pequenos detalhes

Qual é a importância do UX Writing, perguntas tu? É muito simples e resume-se a isto: deves dizer aos utilizadores o que eles precisam de fazer, onde estão e para onde vão a seguir. O objetivo é orientar, liderar e, principalmente, ajudá-los a alcançar (com sucesso) o seu propósito. O UX Writing precisa de oferecer soluções, resolver problemas e envolver-se ativamente com os utilizadores.

Para que funcione, tem que ser claro e útil, sendo obrigatório que seja escrito de forma gentil e compreensiva. Não queremos incomodar ou frustar os utilizadores, certo? É sempre melhor ser amigável e ao mesmo tempo engraçado (mas não demasiado!).

Então, se tu, assim como eu, estás a tentar obter algumas dicas sobre o assunto, aqui estão algumas que recolhi enquanto lia artigos incríveis sobre o tema:

  1. Usa uma linguagem direta e compreensível, acessível a todos (sim, até a uma criança de cinco anos). Mas não fales demais: concentra-te no essencial que o teu utilizador precisa de saber para concluir a sua tarefa.
  2. Entende quem tu és, qual é o teu produto e quem é o teu público-alvo. Pensa no que tu queres que eles sintam ao interagir com o teu produto e, mais importante, o que tu não queres que eles sintam.
  3. Fala diretamente com os utilizadores, abraça o poder de “ti mesmo”. Isso ajudará a estabelecer um bom relacionamento em ambas as partes, ao mesmo tempo em que chama imediatamente a atenção deles. E pergunta sempre a ti mesmo: como é que o teu produto irá tornar a vida deles melhor?
  4. Não te esqueças de sempre ler o que escreveste, editar o que não for necessário, quantas vezes achares necessário, e sempre deixares os teus utilizadores saberem o que estão a ver. Pode parecer uma informação super básica, mas acredita: é importante!
  5. Quando tiveres o tom de voz estabelecido, todos os benefícios e recursos do teu produto resolvidos, e quando finalmente entenderes quem tu és e quem podem ser os teus clientes, estarás finalmente pronto para descrever o que quer que esteja comunicando de maneira simples e maneira compreensível.

Basicamente, o importante é conseguir ter conversas bem-sucedidas com os teus clientes; saber o que é importante para eles, orientando-os para resolver os seus problemas, conectando-se a eles a um nível emocional; e então fazer com que eles tenham uma boa impressão sobre ti.

O que é Microcopy? Não é o mesmo que UX Writing?

A resposta a esta pergunta é simples: o microcopy realmente aborda as preocupações do produto muito além do UX. Mas se nos contentarmos com microcopy como escrita de UX, cortaremos benefícios extras mesmo antes de começar a escrever. É essencial olhar para eles como um pacote completo, como um complemento entre si. Vamos lá então perceber a diferença entre eles.

Quando pensas em UX Writing, imediatamente pensas em todos os pequenos botões que lês ao concluir uma tarefa num site, por exemplo. Onde está o link do download, ler sobre os Termos e Condições, esqueci a minha password; tu sabes, todas as ações do utilizador enquanto navega em algo. É dar aos utilizadores as informações de que precisam.

O microcopy, por outro lado, é constituído por todos os elementos do web copy que ajudam a orientar os utilizadores através de produtos e processos. Espera, eles soam iguais, certo? E, a nível técnico, cumprem o mesmo propósito principal: equilibrar as necessidades de negócio de um produto com o que é melhor para o utilizador. Quando isso é alcançado, unir esses objetivos fornece aos utilizadores uma experiência intuitiva e agradável.

A diferença entre eles, no entanto, vai muito além da semântica. A lógica do UX Writing é útil para explicar aos utilizadores porque pedimos os seus dados pessoais, por exemplo, mas não para determinar como fazê-lo. A lógica do copy, no entanto, é explicar um conceito por meio da linguagem e frase que se encaixe na marca, ao mesmo tempo em que cria uma personalidade coerente (também conhecida como branding). É a aplicação completa da experiência do utilizador.

Se quiseres aprender mais sobre Microcopy, aqui:

Todas as minha aprendizagens vieram destes artigos incríveis:

https://www.invisionapp.com/inside-design/ux-writing-5-f-words/

https://www.invisionapp.com/inside-design/10-ux-copywriting-tips-designers/

https://medium.com/talking-microcopy-writing-ux/go-to-guide-for-ux-writers-copywriters-and-content-strategists-3f216e0a0aa0

Este é um trabalho que está em andamento, então espera mais de mim nos próximos meses! Espero que tenhas gostado de aprender um pouco comigo e espero poder continuar a partilhar o meu conhecimento contigo. Se quiseres saber mais sobre qualquer outro assunto, sente-te à vontade para nos enviar um olá na caixa de comentários! Eu amo aprender tanto quanto amo ler. Até à próxima!

Obrigado por leres

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Jesse Viana

UX & Content Writer @ Monday 

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