Ama as tuas ideias, mas primeiro… Prototipa

por Ivone Sousa, Business Designer at Monday

Todos nós somos culpados de nos apaixonarmos pelas nossas ideias – uma espécie de amor à primeira vista. Podemos todos concordar que a fase de ideação num processo de design thinking é uma das fases mais agradáveis, pois cria um espaço para a exploração e mente aberta. No entanto, não estamos a fazer muita justiça às nossas ideias se não as validarmos com os nossos utilizadores e lhes dermos vida.

Dentro de uma metodologia de Design Thinking, a prototipagem surge para apoiar as equipas de design na exploração, validação e comunicação de ideias. Prepara também o cenário para a fase de teste, onde as equipas procuram entender o comportamento do utilizador com um produto ou serviço novo ou aprimorado.

Então… Porquê Prototipar?

So…Why Prototype?

À medida que os projetos avançam e as ideias estão todas na mesa, encontrarás a necessidade de identificar os aspectos importantes do seu processo de ideação, avaliar qual solução funciona melhor para o utilizador e criar um entendimento compartilhado para melhorar a comunicação com as diferentes partes interessadas.

A prototipagem torna-se uma atividade essencial para reduzir riscos e incertezas, procurando aprender e falhar rapidamente — isso é especialmente importante para diminuir o investimento inicial e permite explorar novas ideias e inspirar inovação dentro da tua organização.

Incluir a prototipagem nos teus projetos também pode melhorar a qualidade do teu resultado: à medida que se itera o protótipo por meio de testes, irás descobrir novos insights que informarão melhor as tuas decisões e irão promover mais confiança na tua equipa e nos teus stakeholders.

Quando se trata de trabalho em equipa, os protótipos são uma poderosa ferramenta de comunicação, e alguns podem achar difícil expressar uma ideia por meio de fala ou de uma descrição escrita num e-mail – muito pode ser perdido com essa abordagem, o que pode reduzir o potencial da tua ideia. Ao materializá-la, podes melhorar a comunicação, a colaboração e o feedback que receberes terá com um nível de compreensão muito maior.

 

Como a prototipagem se tornou multidisciplinar

How Prototyping has become multidisciplinary

Podes estar familiarizado com a prototipagem na área de design, arquitetura ou engenharia, mas como as metodologias abrangem cada vez mais abordagens multidisciplinares, outros setores beneficiam de ferramentas e métodos de prototipagem – como serviços e negócios.

À medida que a inovação floresce em ambientes multidisciplinares complexos, muitas equipas reconhecem o valor dos protótipos. Na Monday ajudamos líderes ambiciosos a inovar nos seus setores – de produtos digitais a gerenciamento.

Ao usar wireframes de baixa e alta fidelidade, aproximamo-nos cada vez mais do produto digital final por meio de feedback informado do utilizador e colaboração em equipa. Para apoiar negócios novos e existentes, facilitamos workshops usando o business model canvas, ecossistemas de protótipos e valor comercial.

Existem muitos métodos que podes usar para prototipar as tuas ideias, no entanto, deixo alguns métodos que não exigem habilidades especializadas para que possas fazer uma análise e começar:

 

Processo de prototipagem e experiências

  • Desktop Walkthrough — Uma simulação da experiência de ponta a ponta em pequena escala;
  • Investigative Rehearsal — Um protótipo em escala 1:1 inspirado no teatro para informar o lado emocional de uma experiência por meio de encenação de corpo inteiro.

Prototipagem de produtos físicos

  • Prototipagem 3D — Uma representação tridimensional de qualquer objeto. Dependendo do nível de fidelidade necessário, podes começar com um protótipo de papelão até a impressão 3D.

Prototipagem de produtos digitais

  • Paper prototyping — Um protótipo perfeito e rápido para não designers onde desenhas à mão a tela de uma interface digital;
  • Wireframes — À medida que irás progredir, precisas de adicionar mais fidelidade ao teu protótipo e poderás usar esse método para criar um não gráfico. Representação da interface para a tua equipa e teste da interação do utilizador.

Business value da prototipagem

Business Model Canvas — Um método visual e de cocriação para testar e refinar os componentes do teu modelo de negócios.

A mentalidade da prototipagem

The Prototyping Mindset

Agora que já conheces os métodos que podes usar para cada tipo de projeto, é importante trabalhares a tua mentalidade e planeares o teu protótipo.

O planeamento é crucial neste estágio para reunir o máximo de insights e respostas às tuas perguntas de prototipagem para posteriormente iterar e refinar o teu protótipo. Irás começar a definir os teus objetivos de prototipagem logo após a fase de idealização e antes de construir qualquer coisa. O teu plano determinará qual é o propósito do protótipo, as respostas para as perguntas de prototipagem e, finalmente, irás considerar a fidelidade – quantos detalhes – irás fornecer ao protótipo.

 

Definir o propósito

Explorar

Os protótipos exploratórios surgem num estágio inicial do conceito ou ideia, podemos vê-lo como uma forma mais tangível de idealizar e pensar com as mãos.

Este tipo de propósito é mais adequado para utilizar dentro de uma equipa e não para mostrar aos stakeholders. Escolhe métodos rápidos e de baixa fidelidade para explorar ideias rapidamente.

Avaliar

Avaliamos protótipos quando há uma base sólida de trabalho desenvolvido. Aqui podemos avaliar o que construímos na perspctiva de quem vai usar o produto/serviço.

A criação de protótipos para avaliação ajuda-nos a convergir e reduzir o número de opções e estreitar o foco do projeto.

Essas sessões de avaliação exigem um trabalho de preparação com perguntas bem definidas, a escolha certa dos utilizadores e métricas definidas para entender o sucesso do protótipo.

Comunicar

Os protótipos são também uma excelente ferramenta de comunicação.

Nesse cenário, trazemos stakeholders para discutir aspectos importantes do projeto.

Criamos atividades em torno do protótipo para ajudar a reduzir mal-entendidos e manter uma conversa estruturada com a equipa ou organização, sobre os temas mais importantes para o produto/serviço.

Define as perguntas de prototipagem

A prototipagem acontece em loops iterativos onde se constrói algo, revisa, testa com utilizadores e se refina o protótipo inicial num novo.

Para manter os loops informativos, precisas de fazer uma ou várias questões de prototipagem. Estes giram em torno de 4 perspetivas.

  • Começa com valor — Como esse produto/serviço cria valor?
  • Feel and look — Como é a aparência e a sensação?
  • Viabilidade — Como fazes isso funcionar?
  • Integração — Como tudo funciona em conjunto?

Define quão refinado o teu protótipo precisa de ser

Define how refined your prototype needs to be

Ao definir os tópicos anteriores, irás ter um maior entendimento das necessidades de prototipagem e, como resultado, saberás com quanta fidelidade deves construir o teu protótipo.

Uma boa dica para acompanhar e decidir o nível de fidelidade é considerar o objetivo, prazo, orçamento, as competências da equipa envolvida e a maturidade do projeto.

Conforme percorreres os loops de prototipagem, o teu nível de fidelidade aumentará até chegar a um MVP ou a um produto/serviço final.

É muito comum apaixonamo-nos por uma ideia — às vezes à primeira — porém, isso não significa que esta seja a melhor solução para os teus utilizadores.

Ao materializar essas ideias iniciais, expondo-as a pessoas que irão ganhar valor com o produto/serviço e observando as suas interações, levantarás questões e irás considerar outras perspetivas que, em última análise, criarão melhores produtos.

Como pessoa criativa, encorajo-te a apaixonares-te pelas tuas ideias, mas desafio-te a explorá-las e a optar por um amor mais refinado ao longo do tempo.

 

Obrigada pela leitura!

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Ivone Sousa

Business Designer @ Monday 

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