
O valor do ensino do business thinking às crianças
por Francisca Veloso, Designer at Monday
Para descobrir as necessidades reais da empresa, é preciso ter tempo para as compreender. Não há atalhos para projetos significativos e alguns projetos necessitam de ferramentas específicas para o trabalho.
Para alguns, é considerado um luxo interromper as atividades do dia-a-dia. No entanto, outros saberão que uma sessão pode fazer-te avançar três vezes mais depressa e, o mais importante, mais sabiamente.
Vale a pena parar e estar consciente o suficiente para convidares o teu cliente a refletir sobre o teu próprio negócio. Poderás aprender sobre os seus negócios e estarás também a reforçar a colaboração a partir, potencialmente, de uma reunião (reunião de briefing).
Na Monday acreditamos nesta abordagem e estamos a começar a testá-la para a podermos aplicar internamente. Para um pequeno teste, desafiámo-nos a aprender a utilizar ferramentas de colaboração para informar as nossas sessões de briefing: Business Model Canvas seguido do Value Proposition Canvas.
O objetivo de fazer um Mapa de Proposta de Valor (Value Proposition Map) é chegar a uma frase simples que resume a proposta de valor real de um negócio através dos olhos do seu cliente, um exercício de empatia que tenta validar que está a fazer tudo o que o seu cliente procura. Por sua vez, o Business Model Canvas tenta resumir o teu negócio numa simples canvas.
Moderação através da prática
Queríamos que todos na nossa equipa fizessem parte desta experiência de teste, especialmente as pessoas que na Monday falam direta e diária com os nossos clientes.
Sabíamos que primeiro tínhamos de começar com algum tipo de exercício interno para compreender plenamente as ferramentas. Após algumas reuniões, um dos fundadores da Monday teve a ideia: Vamos passar a próxima quarta-feira à noite numa escola!
Quem gosta mais de fazer perguntas do que as crianças?
Ninguém. 🙂
Rapidamente a ideia tornou-se clara. Ele conhecia uma escola onde os alunos do 7º ano se concentravam na construção de uma aplicação. Era um concurso escolar nacional ‘http://www.applica-te.com/‘. As crianças já estavam a desenhar os seus ecrãs da app em papel e as ideias estavam a prosperar!
Este era o desafio perfeito para nós. Para começar, as crianças adoram fazer perguntas, então quem melhor desafiar para testar os seus próprios conhecimentos do que passar algumas horas com as pessoas mais curiosas do planeta (crianças)?
Além disso, eles já tinham tantas ideias concretas! Rapidamente isto poderia tornar-se um quadro muito realista do que poderia acontecer numa verdadeira reunião com um cliente. As pessoas adoram começar a construir algo, mas colocá-las numa perspectiva reflexiva em primeiro lugar tornará todo o objetivo do produto mais claro.
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Sobre a sessão na escola
Antes de irmos, para preparação, encontrámo-nos internamente e juntos simplificámos as áreas do canvas para as crianças, mas também para nós próprios, para que pudéssemos manter as palavras simples e os conceitos arrumados.
À tarde, fomos à escola com as nossas notas e metáforas prontas.
Organizámos a sessão desta forma:
- Como o teu negócio/produto vai funcionar (Business Model Canvas)
- O que é que os teus clientes vão querer/precisar/sentir? Como irão entregar esse valor (Value Map)
- Uma frase que resume o valor da aplicação para os teus clientes. (Utilizando um pequeno template)
Conclusão e próximos passos
Como moderadores, o nosso trabalho é manter as pessoas nesse espaço de reflexão enquanto fazemos as perguntas certas para manter as pessoas motivadas e nós fizemos com que isso acontecesse! Todos nós obtivemos bons conhecimentos e mais dúvidas da prática. Isto foi bom para consolidar os conhecimentos para as próximas sessões. Para os próximos passos, decidimos que, como equipa, faríamos um exemplo sólido com o qual todos nós nos podíamos relacionar.
Por isso, no início desta manhã, concebemos o nosso próprio Mapa de Propostas de Valor para a Monday. Ainda estamos a trabalhar nele, mas as discussões já estão a tornar-se claras para o futuro. Citando o nosso fundador esta manhã: “É ótimo parar e fazer estas sessões para falar sobre questões que pensamos não serem importantes, mas que são verdadeiramente importantes”.
Let’s see what happens next!
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A Monday é uma agência digital e interativa baseada em Lisboa. Somos uma equipa de designers, builders & thinkers que fazem experiências digitais. Conhece alguns dos nossos clientes: Snickers, Red Bull, Twix, Philips, M&M’s
Francisca Veloso
Designer @ Monday