Splink: Um novo rebranding

Como reposicionámos a marca MyLads através de um novo rebranding – splink e de uma proposta de valor adequada à estratégia de internacionalização.

Expertise

Brand strategy, Naming e Visual identity

Entregáveis

Brand Strategy e Brand Positioning, Communication Strategy, Brand support

Contexto

A MyLads é uma empresa de tecnologia que trabalha na indústria do desporto, no segmento do envolvimento dos fãs, desde 2020, que promove experiências de Realidade Aumentada, para criar uma maior conexão entre o público e as suas equipas desportivas favoritas.

A marca operava no mercado nacional, mas quando decidiram apostar numa estratégia de internacionalização, perceberam que o nome da marca poderia apresentar conotações negativas no mercado Anglo-Saxónico

 

Desafio

A Monday foi desafiada a reposicionar a marca, através de um novo rebranding e de uma proposta de valor adequada à estratégia de internacionalização.

O nosso planeamento passou pelo desenvolvimento da identidade da marca, naming, assinatura e estratégia de comunicação para a nova marca MyLads que iria ser lançada no mercado do Reino Unido.

Abordagem 

1. Inspiração: Compreensão do modelo de negócio atual e da proposta de valor

Para definir a nova identidade foi fundamental perceber o “porquê por detrás da marca” e entender melhor o modelo de negócio e a sua proposta de valor.

  • Compreender o modelo de negócio actual
  • Identificar principais concorrentes
  • Proposta de valor e pontos de diferenciação
  • Análise de informação interna relevante

2. Ideação: Geração de ideias para o naming da nova marca

Partindo dos insights recolhidos na fase anterior, realizámos uma sessão de ideação onde gerámos múltiplas ideias para esta marca e para aquilo que ela poderia vir a ser, tanto a nível de posicionamento como de naming.

Revisitámos e organizámos toda a informação recolhida e começámos a priorizar, convergir e idear para os principais desafios de branding identificados.

A MyLads precisava de um nome abrangente e que refletisse a versão analógica e digital da marca. Chegámos ao nome Splink – derivado de “Sport Link” – que reflete a natureza da missão da empresa: ligar as equipas desportivas aos seus fãs. A Splink procura criar experiências e memórias únicas, sob forma de colecionáveis desportivos, oficiais e interativos.

splink_logo_inverted

3. Brand identity: Definição da identidade visual da marca

Nesta fase criámos a nova marca, definindo a sua identidade visual, tendo em consideração o objetivo do rebranding da MyLads: entrar em novos países estratégicos.

O que é mandatório para a nova marca?

  • Ser gender neutral
  • Permitir presença em universo desportivo e não desportivo
  • Ser Emocional, Próxima, Energética e Amigável

Quais são as características de uma marca forte?

  • Uma identidade fácil e aspiracional
  • Uma percepção de área clara
  • Uma voz de marca sempre presente

O branding tem um grande papel porque define a essência da marca em todos os pontos de contato.

Moodboard

Para definir um caminho conceitual, definimos referências gráficas que ilustram o universo visual que recomendamos para a nova marca, construindo os pilares da mesma.

moodboard_splink

Brand Identity

Uma vez definidos os pilares estratégicos da nova marca e o moodboard, entramos na fase de design e criação de identidade propriamente dita.

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Energia, diversão, comunidade: Uma forte atração visual

Estabelecemos a expressão gráfica da marca, definindo elementos como o logotipo, cores principais e exemplos de como a marca pode ser aplicada em ambiente web e mobile.

Unidade, paixão, comunidade: Unidos por um símbolo

Mais do que um logotipo, a marca MyLads precisava de um símbolo para inspirar, apaixonar e criar um sentimento de pertença. Esse símbolo será a representação e materialização dos valores e missão da marca.

artboard_splink

Brand Strategy

Uma vez definidos o moodboard e a identidade da nova marca, entramos na fase de definição do seu território de comunicação, definindo aspetos como o seu tom de voz e recomendações sobre o tipo de touchpoints que deverão ser estabelecidos.

Construímos um documento com as principais orientações e recomendações abordando pontos como:

  • Tagline 
  • Tom de voz
  • Canais de comunicação recomendados

4. Implementação: Desenvolvimento dos guidelines de comunicação e Brandbook para implementação da marca em ambiente digital

Nesta fase demos vida à nova marca, implementando-a nos suportes de comunicação digitais (desktop e mobile) e também o desenvolvimento do brandbook.

Brandbook

Uma vez terminada a fase de criação da marca, é fundamental criar um brandbook que garante que a marca seja corretamente aplicada. Foram definidos elementos como versões da marca, cores, tipografia, comportamento sobre fundos, dimensões mínimas e máximas, utilizações possíveis e restrições.

Este documento é fundamental para assegurar a coerência da marca no futuro.

 

O que ganharam connosco?

Assegurámos a criação de uma nova identidade para esta marca, com um design apelativo e alinhado ao propósito e valores da mesma. Construímos os pilares estratégicos da marca e fortalecemos a imagem da MyLads – agora Splink – So real it feels unreal.

— Recolha de insights relevantes acerca do modelo de negócio, concorrência e proposta de valor

— Uma marca e identidade visual que espelha os valores da mesma

— Um logotipo que se adequa à área do desporto e um nome internacional

— Todos os materiais de design desenvolvidos

— Artes finais da marca e Brandbook

 

Altice M.A.S.T.E.R.S

Business consulting , Experience Design

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