Splink: Um novo rebranding
Como reposicionámos a marca MyLads através de um novo rebranding – splink e de uma proposta de valor adequada à estratégia de internacionalização.
Expertise
Brand strategy, Naming e Visual identity
Entregáveis
Brand Strategy e Brand Positioning, Communication Strategy, Brand support
Contexto
A MyLads é uma empresa de tecnologia que trabalha na indústria do desporto, no segmento do envolvimento dos fãs, desde 2020, que promove experiências de Realidade Aumentada, para criar uma maior conexão entre o público e as suas equipas desportivas favoritas.
A marca operava no mercado nacional, mas quando decidiram apostar numa estratégia de internacionalização, perceberam que o nome da marca poderia apresentar conotações negativas no mercado Anglo-Saxónico.
Desafio
A Monday foi desafiada a reposicionar a marca, através de um novo rebranding e de uma proposta de valor adequada à estratégia de internacionalização.
O nosso planeamento passou pelo desenvolvimento da identidade da marca, naming, assinatura e estratégia de comunicação para a nova marca MyLads que iria ser lançada no mercado do Reino Unido.
Abordagem
1. Inspiração: Compreensão do modelo de negócio atual e da proposta de valor
Para definir a nova identidade foi fundamental perceber o “porquê por detrás da marca” e entender melhor o modelo de negócio e a sua proposta de valor.
- Compreender o modelo de negócio actual
- Identificar principais concorrentes
- Proposta de valor e pontos de diferenciação
- Análise de informação interna relevante
2. Ideação: Geração de ideias para o naming da nova marca
Partindo dos insights recolhidos na fase anterior, realizámos uma sessão de ideação onde gerámos múltiplas ideias para esta marca e para aquilo que ela poderia vir a ser, tanto a nível de posicionamento como de naming.
Revisitámos e organizámos toda a informação recolhida e começámos a priorizar, convergir e idear para os principais desafios de branding identificados.
A MyLads precisava de um nome abrangente e que refletisse a versão analógica e digital da marca. Chegámos ao nome Splink – derivado de “Sport Link” – que reflete a natureza da missão da empresa: ligar as equipas desportivas aos seus fãs. A Splink procura criar experiências e memórias únicas, sob forma de colecionáveis desportivos, oficiais e interativos.
3. Brand identity: Definição da identidade visual da marca
Nesta fase criámos a nova marca, definindo a sua identidade visual, tendo em consideração o objetivo do rebranding da MyLads: entrar em novos países estratégicos.
O que é mandatório para a nova marca?
- Ser gender neutral
- Permitir presença em universo desportivo e não desportivo
- Ser Emocional, Próxima, Energética e Amigável
Quais são as características de uma marca forte?
- Uma identidade fácil e aspiracional
- Uma percepção de área clara
- Uma voz de marca sempre presente
O branding tem um grande papel porque define a essência da marca em todos os pontos de contato.
Moodboard
Para definir um caminho conceitual, definimos referências gráficas que ilustram o universo visual que recomendamos para a nova marca, construindo os pilares da mesma.
Brand Identity
Uma vez definidos os pilares estratégicos da nova marca e o moodboard, entramos na fase de design e criação de identidade propriamente dita.
Energia, diversão, comunidade: Uma forte atração visual
Estabelecemos a expressão gráfica da marca, definindo elementos como o logotipo, cores principais e exemplos de como a marca pode ser aplicada em ambiente web e mobile.
Unidade, paixão, comunidade: Unidos por um símbolo
Mais do que um logotipo, a marca MyLads precisava de um símbolo para inspirar, apaixonar e criar um sentimento de pertença. Esse símbolo será a representação e materialização dos valores e missão da marca.
Brand Strategy
Uma vez definidos o moodboard e a identidade da nova marca, entramos na fase de definição do seu território de comunicação, definindo aspetos como o seu tom de voz e recomendações sobre o tipo de touchpoints que deverão ser estabelecidos.
Construímos um documento com as principais orientações e recomendações abordando pontos como:
- Tagline
- Tom de voz
- Canais de comunicação recomendados
4. Implementação: Desenvolvimento dos guidelines de comunicação e Brandbook para implementação da marca em ambiente digital
Nesta fase demos vida à nova marca, implementando-a nos suportes de comunicação digitais (desktop e mobile) e também o desenvolvimento do brandbook.
Brandbook
Uma vez terminada a fase de criação da marca, é fundamental criar um brandbook que garante que a marca seja corretamente aplicada. Foram definidos elementos como versões da marca, cores, tipografia, comportamento sobre fundos, dimensões mínimas e máximas, utilizações possíveis e restrições.
Este documento é fundamental para assegurar a coerência da marca no futuro.
O que ganharam connosco?
Assegurámos a criação de uma nova identidade para esta marca, com um design apelativo e alinhado ao propósito e valores da mesma. Construímos os pilares estratégicos da marca e fortalecemos a imagem da MyLads – agora Splink – So real it feels unreal.
— Recolha de insights relevantes acerca do modelo de negócio, concorrência e proposta de valor
— Uma marca e identidade visual que espelha os valores da mesma
— Um logotipo que se adequa à área do desporto e um nome internacional
— Todos os materiais de design desenvolvidos
— Artes finais da marca e Brandbook
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