Como iniciar a tua carreira em UX Design. De uma forma boa e acessível

por Michael Nunes, Chief Creative Officer at Monday

Há uma década que trabalho em user experience, e há uma pergunta que me fazem muitas vezes: como se pode mudar a carreira para uma função de UX Design? E não são só os designers que perguntam isto, mas também muitos gestores de projecto, engenheiros, ou mesmo marketeers, que também querem ter um papel prático no UX Design.

Pessoalmente, isto deixa-me entusiasmado. Quanto mais diferentes forem os antecedentes a entrar e a querer saber mais sobre o design, mais irá melhorar a nossa transformação e capacidades para ajudar as pessoas, as empresas e a nossa comunidade.

Neste artigo, vou mostrar-vos como fazer essa mudança do vosso papel atual, e como fazê-lo de uma forma acessível.

1. Começa a aprender com os experts

Em primeiro lugar, recomendo que navegues em alguns cursos online, pois estes ajudar-te-ão a começar a trabalhar em UX Design. Estes cursos online têm grandes vantagens, tais como a possibilidade de seguir o seu próprio ritmo e também pelo facto de alguns deles serem ministrados por grandes jogadores de UX Design. E são geralmente mais baratos do que os cursos físicos.

Interaction Design Foundation

A Interaction Design Foundation é uma comunidade sem fins lucrativos com 17 anos, fundada na Dinamarca. Além dos cursos online, oferecem também conteúdos gratuitos sobre design.

Podes encontrar cursos de UX em – Web Design for Usability, User Experience: The Beginner’s Guide, User Research e muito mais.

Udemy

A Udemy é o principal mercado global de ensino e aprendizagem, que liga todos os estudantes em todo o mundo ao melhor ensino do mundo – não importa onde estejam.

A Udemy é um verdadeiro caso de grandes cursos online que se estendem de A a Z, e tem também reconhecimento mundial. Podes encontrar cursos como o User Experience Design Fundamental, UX & Web Master courses.

IDEO U

Quem é que ainda não ouviu falar da IDEO? A IDEO tem um programa de aprendizagem chamado IDEO U, uma escola online onde qualquer pessoa pode desbloquear o seu potencial criativo e resolver problemas complexos através do pensamento do design. Aqui, podes aprender com os melhores sobre como ser um perito em Design Thinking, Prototipagem para Experiências Digitais e outros cursos em torno do Human Centered Design.

2. Nunca pares de ler

Se não tiveres dinheiro para gastar em muitos livros, basta usar o Medium. Encontrarás toneladas de artigos espectaculares sobre UX Design. Acredita, tem um excelente conteúdo e é tudo de graça.

Alguns blogues populares de UX e alguns dos meus favoritos:

3. Livros: ‘Gotta catch them all!

Como podem imaginar, há por aí muitos livros fantásticos sobre UX design mas, obviamente, ainda não os li todos. No entanto, tive a minha quota-parte de boa leitura, e estes são os melhores dos melhores (na minha opinião) para te ajudar a ganhar mais conhecimentos para fazer a mudança.

The Paradox Of Choice: Why More Is Less

Um dos meus favoritos, e se por acaso leste outros artigos que escrevi, ou se estás a seguir-me no LinkedIn, já adivinhaste. The Paradox Of Choice: Why More Is Less. Neste livro, não estarás a ler sobre como criar a melhor estratégia de UX. O que tu – certamente – aprenderás, é como a escolha tem impacto nas nossas vidas, seja de uma forma boa ou de uma forma má. Este livro não será lido apenas uma vez, garanto-te. Vai ajudar-te a compreender e interiorizar a importância da análise e vai reflectir sobre como podemos elevar a vida das pessoas.

UX Strategy: How to devise innovative digital products that people want

Um grande guia para teres ao teu lado. Quer sejas um empresário, um Designer ou um Gestor de Produto, este livro ensina-te métodos simples e avançados que podes utilizar no seu trabalho de imediato.

Encontrarás coisas fantásticas, como: Como definir e validar os teus utilizadores-alvo através de personas e técnicas de descoberta de clientes; Conceber funis UX que aumentam o envolvimento do cliente através do mapeamento das ações desejadas dos utilizadores e de muitos outros métodos mais importantes.

Mapping Experiences: A complete guide to creating value through journeys, blueprints & diagrams

Um dos campeões de pesos pesados dos livros UX. Neste livro de Jim Kalbach, encontrarás os melhores métodos para implementar estratégias UX e para compreender os princípios subjacentes à diagramação, e também descobrir como estes diagramas podem informar a estratégia. Se fores um Gestor de Produto, um Designer ou um Empresário, aí aprenderás como ajudar o teu negócio (ou os teus projetos), como conhecer os teus objetivos comerciais, e como as perspetivas dos clientes se cruzam.

Don’t make me think

Um antigo, mas que ainda assim é obrigatório. Este livro, de Steve Krug, é tão simples como o seu título, uma introdução amigável à razão pela qual algumas interfaces funcionam ou “fazem sentido” para os utilizadores enquanto outras não o fazem. Encontrarás muita informação útil sobre usabilidade e sobre como a podes utilizar nos teus projetos. Ainda me parece que algumas “táticas” de UX são apenas senso comum, mas aplicar o UX certo no contexto certo, com antecedência, não é tão óbvio em muitas equipas de produtos.

4. Ferramentas para o nosso ofício

É importante aprender a utilizar algumas destas ferramentas de que falarei. Mas tem em mente que se já estiveres a trabalhar como UI Designer, algumas delas já te são familiares.

Prototipagem de papel

A prototipagem de papel é uma técnica que permite aos designers e não designers criar e testar, interfaces de utilizador de forma rápida e barata. Não esquecer – é mais fácil mudar um protótipo do que alterar o desenho final. O esboço ajuda a testar ideias, em vez de te concentrares na parte visual do projeto.

Fluxos de utilizadores

O fluxo de utilizadores é uma série de passos que os utilizadores tomam para alcançar um objetivo significativo, sendo o caminho tomado por um utilizador num website, ou uma aplicação, para completar uma tarefa. Este fluxo mostra-nos o ponto de entrada do utilizador através de um conjunto de passos para um resultado bem sucedido e ação final, tais como a compra de um produto ou a subscrição de um serviço.

Os fluxos de utilizadores também nos ajudam a compreender melhor o tipo de emoções ou sentimentos que os utilizadores possam ter ao utilizar o nosso produto.

InVision

Com ferramentas intuitivas para ideação, design, prototipagem e gestão de design, a plataforma InVision dá-te tudo o que precisas para o design digital de produtos – tudo num só lugar. A ferramenta mais conhecida da InVision é reconhecida pelo seu aspeto de prototipagem. Ajuda-nos a criar protótipos fáceis e de baixo custo. Desta forma, poderás testar, em fases iniciais, o que está a funcionar (ou não) no teu projeto.

5. Skills em que precisas de começar a trabalhar. Ajudar-te-ão a criar projetos melhores e mais amáveis

Observar e ouvir

Observa o mundo à tua volta. Na minha opinião, uma das competências mais difíceis, e talvez seja por isso que é uma das mais importantes, é a observação. É um comportamento que te ajudará a compreender melhor as diferenças de grupos sociais, práticas culturais, e a forma de comportamento de outras pessoas – quer estejam online ou offline – e todos os problemas que possam enfrentar na tua vida diária.

Empatia

Se ainda não ouviste falar, o UX Design anda de mãos dadas com a empatia. A capacidade de empatizar com o utilizador é uma habilidade chave para um UX Designer.

Acredito verdadeiramente nela, mas esta é apenas a minha opinião. Se se quiser fazer uma mudança na vida das pessoas, é preciso ter empatia. Como UX Designer, precisas de pensar, compreender e resolver os problemas das pessoas que utilizam os teus produtos. Por outras palavras, precisas de desenhar para o utilizador, e não para ti. Queres saber um pouco mais sobre empatia? Aqui está um dos meus artigos anteriores sobre o tema: Empatia: Vamos melhorar o design ao criar empatia com os consumidores.

Facilitação

Como designer, é importante aprenderes como facilitar as sessões de design. Não precisas de ser o super-herói das referidas sessões de design, mas isto ajuda-te a praticar a empatia, a tua capacidade de ouvir e a reconhecer as verdadeiras dores e ideias das pessoas. O trabalho de um facilitador é conduzir sessões de design, e estas sessões podem ser através de Lighting Decision Jams, Propostas de Valor, Guias de Estratégia UX, entre muitos outros exercícios.

Apenas um pequeno conselho… Terás de aprender a ser muito neutro nos teus pensamentos e ações. Portanto, nada de gestos (como acenar com a cabeça) ou dizer se estão certos ou errados. 😁

Espero que este artigo te tenha proporcionado algumas ideias e conhecimentos sobre como pode começares a trabalhar como UX Designer. Como disse anteriormente, esta é a minha opinião pessoal sobre como mudares a tua carreira de uma forma acessível e fácil – para ti, e, claro, para a tua carteira! 😉

Obrigado por leres

Nós realmente queremos ouvir a tua opinião! Entra em contato connosco

A Monday é uma Consultoria de Business Design. Co-criamos com líderes ambiciosos para construir melhores negócios. Usamos estratégia e design para transformar negócios de dentro para fora.

Esta abordagem está no centro de tudo o que criamos. Conhece alguns dos nossos clientes: Mercedes, Red Bull, Banco de Portugal, Mars, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Philips, Jogos Santa Casa, Guloso…

Michael Nunes

Chief Creative Officer  @ Monday 

Meet Michael 

 

Outros artigos de Michael Nunes

Focar nas necessidades dos Utilizadores