Centrar a Águas de Cascais no consumidor
Transparência. Simplicidade. Foco no consumidor.
Expertise
Service design
UX Strategy
Design e Interação
Desenvolvimento
Plataformas
Web e Mobile
Deliverables
Service blueprint
Business Model
UX/UI e Desenvolvimento
Detalhes
A Águas de Cascais é uma concessão pública de distribuição de água e de serviços sanitários em Cascais, um concelho da cidade de Lisboa, Portugal. Enquanto serviço público, sofria de preconceito: oferecer mau serviço. O que não se aplica, de todo, aqui.
Briefing
O cliente queria colocar as necessidades dos seus consumidores em primeiro lugar, por isso chamou-nos para perceber, de facto, quem eram enquanto companhia; assim como para perceber as dores e os problemas dos seus funcionários, ou alguma oportunidade que estivesse escondida. De seguida, conduzimos uma série de workshops para poder diagnosticar problemas e gerar soluções, em colaboração estreita com a equipa. É a isto que chamamos de transformação de negócio.
Fiquem a conhecer melhor o interior, para melhor perceber o exterior
Tudo isto teria que ser feito através de uma série de workshops, divididos por quatro dias e em diferentes categorias: modelos de investigação do negócio da empresa, modelos de investigação de negócio pessoal e pelo processo de co-criação.
Este roadmap ajudou-nos a alcançar o business model atual das Águas de Cascais’s.
A caminho da transformação do negócio
Quando se entende a base, está-se pronto para avançar para a estrutura.
Transferimos todos os problemas encontrados nos exercícios anteriores do quadro para a parede, onde todos pudessem vê-los. De seguida, pedimos que toda a equipa começasse a discutir ideias – quer fossem megalómanas ou simples, todas contam.

Michael Nunes
Diretor Criativo na Monday
Como nos destacámos da competição
As aprendizagens feitas ao longo deste processo mostraram que todo o trabalho da equipa de experience design se deveria focar em tornar o website numa única fonte de conhecimento e de informação, baseando-se em factos reais de como a empresa opera. Desta forma, os consumidores poderiam encontrar qualquer informação de que precisassem de forma rápida, simples e muito bem explicada: desde faturas ao cancelamento dos seus contratos.
Climber
Business consulting , Experience Design
Fado & Food
Experience Design