Como aprender Programação me ajudou

por Margarida Costa, Head of Marketing at Monday

Antes de entrar na Monday, nunca pensei que a minha carreira passaria por aprender programação. Sempre tive interesse e paixão por tecnologia, desde jogar jogos de computador até amar os novos recursos do smartphone mais recente.

No ano passado, comecei a trabalhar mais de perto com developers, o que me fez entender, de forma mais profunda, algumas habilidades que eu já tinha — provavelmente construídas pela paixão que me trouxe até aqui.

Whether you want to uncover the secrets of the universe, or you just want to pursue a career in the 21st century, basic computer programming is an essential skill to learn.

Stephen Hawking

Até então, a única programação que eu conhecia provinha de ser autodidata de experiências anteriores de trabalho, como e-mail marketing, desenvolvimento de sites e gestão de equipas de design e webdesign.

Em setembro passado, decidi consolidar esse conhecimento ao participar numa aula de programação, onde pude criar meu próprio weather app (built-in React). Nele podes verificar o tempo (ao vivo!) para a cidade que pesquisares:

https://mmc-final-project.netlify.com/

final project

Este processo ensinou-me que somos sempre capazes de cumprir com o que nos comprometemos. Programação ou engenharia não é minha formação, mas, com a mentalidade certa, consegui criar um aplicativo na web do zero.

Everyone in this country should learn to program a computer because it teaches you to think.

Steve Jobs

Sempre fui uma pessoa focada, mas essa experiência fez-me entender melhor meu raciocínio e como lidar (melhor) com os desafios. Se estás a aprender a codificar, também conheces aquela sensação de quando se encontra aquela vírgula que falta e o teu projeto começa a funcionar. Para mim, essa sensação de “consegui” é a melhor.

Deixo agora algumas dicas de como um mindset de programador pode ajudar no teu trabalho, mesmo que não trabalhes com programação.

sponge bob

 

0. Não entres em pânico!

O lema do “Hitchhiker’s Guide to The Galaxy” (um dos meus livros e filmes favoritos) aplica-se aqui: respira fundo e pensa até onde conseguiste chegar.

Vamos dar uma olhadela, outra respiração profunda, [e/ou]] se você precisares de te levantar, faz uma pequena pausa e volta. OK pronto? Boa, vamos em frente.

sponge bob 1

1. Entende o problema

É a mesma lógica: lê todas as perguntas [e] sublinha a tarefa solicitada antes de começar a responder.

Para teres a certeza de que estás a entender totalmente qual é o desafio, tenta explicá-lo em voz alta (ou para ti mesmo, se fores tímido). Na verdade, é por isso que os developers têm um pato de borracha, sabias? Eles falam em voz alta com o pato e às vezes o problema é resolvido. Sabe mais sobre esta técnica, aqui: https://tinyurl.com/yclnjqd9.

patrick

2. Traça um plano

Para mim, traçar um plano é a melhor ferramenta para evitar o pânico. Começo por escrever uma lista do que preciso fazer (ou tento mapear meu problema) e depois a possível solução.

O nosso cérebro precisa deste exercício: se começarmos a enfrentar o problema sem um planeamento adequado, não nos conseguiremos focar em nada. É como se começasses a correr em todas as direções, sem saber onde está a linha de chegada. No final, só te irás cansar, sem encontrares a linha de chegada.

Para começar o meu plano, gosto de perguntar a mim mesma: eu tenho uma solução para esse problema? Se não, preciso de fazer algumas pesquisas. Na maioria das situações, alguém já teve o mesmo problema.

Para começar o meu plano, gosto de perguntar a mim mesma: eu tenho uma solução para esse problema? Se não, preciso de fazer algumas pesquisas. Na maioria das situações, alguém já teve o mesmo problema.

sponge bob 2

3. Dividir para conquistar

Ainda te lembras do passo 0? Exatamente: não entres em pânico.

Não tentes resolver tudo ao mesmo tempo, pois não haverá Kleenexes suficientes para enxugar as tuas lágrimas.

Pega no plano que traçaste e divide o problema em subtarefas. Não, não vais acabar com pequenos problemas intermináveis ​​na tua vida. O objetivo desta etapa é dar-te uma perspetiva. Em vez de teres um grande problema que não podes resolver, encontrarás subproblemas menores que podes resolver – um por um.

Quando olhares para algo ao longe, verás o quadro geral: e então o teu problema afinal não irá parecer tão grande (acredita em mim, também cometi esse mesmo erro nos meus primeiros anos como junior 😉).

 

Estes são, para mim, os 4 passos principais (sim, o 0 conta!) para a resolução de problemas.

Eu sei que estás a pensar “isso não ajudou em nada, agora estou preso num subproblema que criei!”. A isso, eu digo-te: ótimo! Isso significa que já resolveste os subproblemas anteriores! 🙂

[É] Fácil: não entres em pânico. No momento, [pode] ser um bom momento para fazer uma pausa – se puderes, dorme sobre o assunto e amanhã será mais claro. Dá um descanso à tua cabeça. Começar de novo também ajuda, salva o teu trabalho e abre uma nova tab para começar de novo. Como mencionei antes: pesquisa no Google! Acredita, tu não estás sozinho e alguém já publicou uma solução ou alguma nota/comentário que vai te ajudar.

Continua a praticar. Gostas de palavras cruzadas ou sudoku? Bem, talvez gostes de videojogos. Essas são ótimas ferramentas para treinares o teu cérebro a resolver problemas.

[Eu] Espero que essas etapas te ajudem no teu trabalho e na tua vida pessoal. Lembra-te, nenhum problema é incontornável: tudo o que tu precisas é de respirar fundo, certificares-te de que entendeste o problema (e mesmo que não seja realmente um problema), faz um plano, divide e começa a encontrar a sua solução.

Faz com que cada solução encontrada seja uma pequena vitória, novamente é tudo uma questão de perspetiva.

 

Obrigado por leres

Nós realmente queremos ouvir a tua opinião! Entra em contato connosco

A Monday é uma Consultoria de Business Design. Co-criamos com líderes ambiciosos para construir melhores negócios. Usamos estratégia e design para transformar negócios de dentro para fora.

Esta abordagem está no centro de tudo o que criamos. Conhece alguns dos nossos clientes: Mercedes, Red Bull, Banco de Portugal, Mars, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Philips, Jogos Santa Casa, EDP…

Margarida Costa

Head of Marketing  @ Monday 

Meet Margarida

 

Outros artigos de Margarida Costa

5 Talks na Web Summit: As recomendações da Monday