Altice — um sentido de comunidade com um design a condizer

Fazer com que a equipa se sinta em casa, ainda que estejam longe de casa e um do outro.

Expertise

Naming e Branding

Plataformas

Logo, cores e fonte

Entregáveis

Normas gráficas da nova identidade

Enquadramento

A Altice quis trazer um sentimento de pertença e motivação à Equipa de Retenção: uma casa longe de casa, onde os trabalhadores se sintam valorizados, confiantes e com todos os meios para cumprir a sua missão – retenção de clientes. Como ponto de partida, foi necessário compreender quais eram suas dores, motivações e o que os fazia se sentirem unidos como equipa.

Essa necessidade de pertença e de uma comunidade forte foi respondida com um projeto de branding e naming exclusivos que espelhavam exatamente o que a equipe sente, raciocina e representa dentro da empresa — M.A.S.T.E.R.S.

Mais do que uma marca, é uma forma única de se sentir unida a um forte conceito visual que diz a todos quem são e o que fazem.

Algumas das palavras usadas para descrever a equipa foram: amizade, família, união, camaradagem, ferocidade e resiliência.

Desafio

Criar um sentido de comunidade e de pertença à Equipa de Retenção, para que tenham um maior impacto na empresa promovendo a motivação.

  • Quais eram as principais dores de seus colaboradores?
  • O que precisavam para alcançar os seus objetivos?
  • O que os faz sentir como parte de uma equipa?
  • O que os motiva para serem melhores?

“Como descrever um M.A.S.T.E.R: Forte, motivado, responsável, tenaz, ambicioso, focado”

Abordagem

  • Pesquisa, entrevistas e imersão
  • Metodologias de Design Thinking: Mapa de Afinidade, “How Might We?”, e o Wall of Ideas
  • Workshops de Ideação: Crazy 8’s e Ideação Estruturada

Resultados

Concluídos os workshops e analisando todos os insights obtidos, pudemos chegar a algumas conclusões muito importantes:

  • O sentimento de pertença pode ser alcançado através da liderança humana, que faz com que a equipa se sinta valorizada, mais próxima e num ambiente informal.
  • A meritocracia é uma forma de inspirar a ser melhor e a conseguir mais, construindo o respeito entre a equipa e os seus líderes, bem como a realização pessoal e profissional, contribuindo para o sucesso e resultados de todos.
  • Melhor feedback significa reconhecer os seus esforços fazendo com que se sintam vistos.
  • Competição saudável: metas ou desafios diários e partilha de informações que fazem com que a equipa se sinta envolvida.
  • Uma melhor rede de apoio, recompensas, compensações e reuniões regulares fariam com que se sentissem unidos e valorizados.

Como símbolo de união, companheirismo, força e resiliência, a marca M.A.S.T.E.R.S nasceu como uma forma de a equipa se sentir parte de algo maior que eles mesmos. Relacionado com o seu objetivo final e missão quotidiana – retenção de clientes – esta foi uma forma de responder ao sentimento de pertença que era necessário, bem como uma maneira de mostrar visualmente a todos como eles se percebiam.

Um conceito visual forte que trabalha lado a lado com o que os torna os melhores no que fazem e que diz exatamente quem eles são.

Climber

Business consulting , Experience Design

Gallo

Business consulting , Experience Design

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