Altice M.A.S.T.E.R.S
Um sentido de comunidade com um design a condizer
Como trabalhámos o employer branding, para a equipa de retenção da Altice, através de um conceito visual forte criando a comunidade M.A.S.T.E.R.S

Expertise
Naming e Branding
Plataformas
Logo, cores e fonte
Entregáveis
Normas gráficas da nova identidade
Contexto
A Altice quis reforçar o sentimento de pertença e motivação à Equipa de Retenção: uma casa longe de casa. Onde os trabalhadores se sintam valorizados, confiantes e com todos os meios para cumprir a sua missão: reter clientes. Como ponto de partida, foi necessário compreender quais eram as suas dores, motivações e o que os fazia sentirem-se unidos como equipa.
Desafio
Compreendendo essa necessidade de pertença e de comunidade, foi implementado um projeto de branding e naming exclusivos que espelhavam exatamente o que a equipa sente, raciocina e representa dentro da empresa — Altice M.A.S.T.E.R.S. Mais do que uma marca, é uma forma única de se sentir unida a um forte conceito visual que diz a todos quem são e o que fazem.
Criámos e implementámos um conceito estratégico, alinhado com a identidade da ALTICE, com o objetivo de gerar uma perceção positiva na equipa de retenção sobre o seu local de trabalho.
Algumas das palavras usadas para descrever a equipa foram: amizade, família, união, camaradagem, ferocidade e resiliência.
Criar um sentido de comunidade e de pertença à Equipa de Retenção, para que tenham um maior impacto na empresa promovendo a motivação.
Quais eram as principais dores dos seus colaboradores?
Que elementos são essenciais para atingirem seus objetivos?
Quais são os aspetos que os fazem ter um sentimento de pertença à equipa?
O que os motiva para serem melhores?


“Como descrever um M.A.S.T.E.R: Forte, motivado, responsável, tenaz, ambicioso, focado.”
Abordagem
Pesquisa: entrevistas e imersão
Metodologias de Design Thinking: Mapa de Afinidade, “How Might We?”, e o Wall of Ideas
Workshops de Ideação: Crazy 8’s e Ideação Estruturada
“Uma equipa mais forte, motivada e unida.”
Impacto
Concluídos os workshops e analisando todos os insights obtidos, pudemos chegar a algumas conclusões muito importantes:
- O sentimento de pertença pode ser alcançado através da liderança humana, que faz com que a equipa se sinta valorizada, mais próxima e num ambiente informal.
- A meritocracia é uma forma de inspirar a ser melhor e a conseguir mais, construindo o respeito entre a equipa e os seus líderes, bem como a realização pessoal e profissional, contribuindo para o sucesso e resultados de todos.
- Melhor feedback significa reconhecer os seus esforços fazendo com que se sintam vistos.
- Competição saudável: metas ou desafios diários e partilha de informações que fazem com que a equipa se sinta envolvida.
- Uma melhor rede de apoio, recompensas, compensações e reuniões regulares fariam com que se sentissem unidos e valorizados.
Como símbolo de união, companheirismo, força e resiliência, a marca M.A.S.T.E.R.S nasceu como uma forma de a equipa se sentir parte de algo maior que eles mesmos. Relacionado com o seu objetivo final e missão quotidiana – retenção de clientes – esta foi uma forma de responder ao sentimento de pertença que era necessário, bem como uma maneira de mostrar visualmente a todos como eles se percebiam.
O que ganharam connosco?
— Um espaço seguro para a equipa partilhar as suas ideias, dores, necessidades e objetivos para que a equipa continue a crescer e que se sinta mais valorizada e próxima
— Identidade alinhada com propósito
— Um sentimento de comunidade e de pertença mais forte
— Melhor feedback e construção de uma rede de apoio
Jerónimo Martins
Business consulting , Experience Design
Splink
Business consulting , Experience Design