Altice M.A.S.T.E.R.S

Um sentido de comunidade com um design a condizer

Como trabalhámos o employer branding, para a equipa de retenção da Altice, através de um conceito visual forte criando a comunidade M.A.S.T.E.R.S

Expertise

Naming e Branding

Plataformas

Logo, cores e fonte

Entregáveis

Normas gráficas da nova identidade

Contexto

A Altice quis reforçar o sentimento de pertença e motivação à Equipa de Retenção: uma casa longe de casa. Onde os trabalhadores se sintam valorizados, confiantes e com todos os meios para cumprir a sua missão: reter clientes. Como ponto de partida, foi necessário compreender quais eram as suas dores, motivações e o que os fazia sentirem-se unidos como equipa.​ 

Desafio

Compreendendo essa necessidade de pertença e de comunidade, foi implementado um projeto de branding e naming exclusivos que espelhavam exatamente o que a equipa sente, raciocina e representa dentro da empresa — Altice M.A.S.T.E.R.S. Mais do que uma marca, é uma forma única de se sentir unida a um forte conceito visual que diz a todos quem são e o que fazem. 

Criámos e implementámos um conceito estratégico, alinhado com a identidade da ALTICE, com o objetivo de gerar uma perceção positiva na equipa de retenção sobre o seu local de trabalho. 

Algumas das palavras usadas para descrever a equipa foram: amizade, família, união, camaradagem, ferocidade e resiliência.

Criar um sentido de comunidade e de pertença à Equipa de Retenção, para que tenham um maior impacto na empresa promovendo a motivação.

  • Quais eram as principais dores dos seus colaboradores?

  • Que elementos são essenciais para atingirem seus objetivos?

  • Quais são os aspetos que os fazem ter um sentimento de pertença à equipa?

  • O que os motiva para serem melhores?

“Como descrever um M.A.S.T.E.R: Forte, motivado, responsável, tenaz, ambicioso, focado.”

Abordagem

Pesquisa: entrevistas e imersão

Metodologias de Design Thinking: Mapa de Afinidade, “How Might We?”, e o Wall of Ideas

Workshops de Ideação: Crazy 8’s e Ideação Estruturada

“Uma equipa mais forte, motivada e unida.”

Impacto

Concluídos os workshops e analisando todos os insights obtidos, pudemos chegar a algumas conclusões muito importantes:

  • O sentimento de pertença pode ser alcançado através da liderança humana, que faz com que a equipa se sinta valorizada, mais próxima e num ambiente informal.
  • A meritocracia é uma forma de inspirar a ser melhor e a conseguir mais, construindo o respeito entre a equipa e os seus líderes, bem como a realização pessoal e profissional, contribuindo para o sucesso e resultados de todos.
  • Melhor feedback significa reconhecer os seus esforços fazendo com que se sintam vistos.
  • Competição saudável: metas ou desafios diários e partilha de informações que fazem com que a equipa se sinta envolvida.
  • Uma melhor rede de apoio, recompensas, compensações e reuniões regulares fariam com que se sentissem unidos e valorizados.

Como símbolo de união, companheirismo, força e resiliência, a marca M.A.S.T.E.R.S nasceu como uma forma de a equipa se sentir parte de algo maior que eles mesmos. Relacionado com o seu objetivo final e missão quotidiana – retenção de clientes – esta foi uma forma de responder ao sentimento de pertença que era necessário, bem como uma maneira de mostrar visualmente a todos como eles se percebiam.

O que ganharam connosco?

— Um espaço seguro para a equipa partilhar as suas ideias, dores, necessidades e objetivos para que a equipa continue a crescer e que se sinta mais valorizada e próxima

— Identidade alinhada com propósito

— Um sentimento de comunidade e de pertença mais forte

— Melhor feedback e construção de uma rede de apoio

Jerónimo Martins

Business consulting , Experience Design

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