Potenciar as vendas para a Zomato

O setor da restauração precisou de se reinventar com a pandemia, e com a Zomato não foi diferente.

Uma nova app atualizada com recursos, que além de atenderem às necessidades dos utilizadores, também fortaleceram a sua fidelização.

Expertise

UX e UI Design

Plataformas

Website e APP

Entregáveis

Design da Nova Feature

Contexto

O setor da restauração foi altamente impactado pelas consequências da Covid-19 e a Zomato, sendo uma das plataformas mais importantes para recolher informação sobre este setor, percebeu a relevância e necessidade de entrada em novos mercados através de um recurso fundamental: a opção de entregas em casa, o que levou à criação desta nova feature.

Com uma poderosa comunidade de utilizadores e uma enorme variedade de parceiros, a necessidade de atualizar os seus serviços não foi surpresa. Respondemos prontamente a este desafio e ajudámos a Zomato a redesenhar a sua aplicação existente, focando-se nas necessidades do mercado europeu/português.

Este processo foi feito em estrita co-criação com a equipa da Zomato, e é garantia de tornar a app numa das maiores referências do mercado europeu.

Desafio

Como os utilizadores da app podem estar mais envolvidos e conhecerem os seus recursos e ofertas?

Como melhorar a qualidade do conteúdo da app, para satisfazer as necessidades do utilizador,  tornando-o simultaneamente atrativo num mercado tão competitivo?

— Conhecer a Zomato

Começámos por analisar o modelo de negócio de forma a compreender toda a marca, o seu funcionamento e a organização do negócio. Esta análise permitiu-nos identificar claramente os principais objetivos e as premissas base para todo o trabalho de design da nova app.

— Mapear as necessidades dos clientes

Através de entrevistas a clientes e observação no terreno, fizemos uma análise para conseguir compreender de forma mais aprofundada as dores e necessidades dos mesmos. Com os insights, conseguimos identificar qual o papel que a nova app deveria ter e o tipo de experiência que deveria ser criada.

“A Zomato foi o primeiro serviço de pesquisa de restaurantes que utilizei, e foi bastante determinante para encontrar novos locais que nem sabia que existiam.” 

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Abordagem

Análise e compreensão — olhando dentro do núcleo da Zomato para entender como funciona, como está organizado e como é a sua cultura.

Pesquisa de utilizadores – conhecê-los e entender o que é importante para eles através de entrevistas, observação, imersão, inspiração.

Design Thinking/Ideação
– User interviews (utilizadores finais e parceiros)
– Workshops de ideação com stakeholders
– Light Decision Jam

Design:
– Identificar o contexto do utilizador
– UX Design (estrutura e arquitectura, task-flow e user journeys)
– UI Design (desenho de todos os elementos e compõem o look and feel da app)
– Prototipagem
– User Research

“Para mim, a Zomato é muito mais precisa quando se trata de avaliações.” 

Jobs to be done

Sabias que tivemos um total de 105 ideias e 578 insights resultantes dos nossos workshops?

  1. Melhorar a comunicação da app

  2. Mostrar ao utilizadores o que a app tem para oferecer

  3. Melhorar a qualidade do conteúdo, navegação e interatividade

  4. Reconetar os utilizadores com a marca 

O que ganharam connosco? 

 

Através dos insights, conseguimos identificar que papel a nova app deveria ter e o tipo de experiência que deveria ser criada.

Uma nova app atualizada com recursos que além de atender às necessidades dos utilizadores, também fortaleceu a sua fidelização, potenciando as vendas da marca.

— Priorização das funcionalidades mais valorizadas pelos utilizadores

— Melhoramento da comunicação da app, assim como o seu conteúdo e interatividade

— Redesign com as novas features que vão ao encontro das necessidades dos utilizadores

— Solidificar o sector da restauração permanecendo uma referência na inovação

— Reconexão dos utilizadores com a marca

 

Novos utilizadores a alcançar

Utilizadores registados

%

Taxa de retenção

Jerónimo Martins

Business consulting , Experience Design

Altice M.A.S.T.E.R.S

Business consulting , Experience Design

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