Potenciar as vendas para a Zomato
O setor da restauração precisou de se reinventar com a pandemia, e com a Zomato não foi diferente.
Uma nova app atualizada com recursos, que além de atenderem às necessidades dos utilizadores, também fortaleceram a sua fidelização.

Expertise
UX e UI Design
Plataformas
Website e APP
Entregáveis
Design da Nova Feature
Contexto
O setor da restauração foi altamente impactado pelas consequências da Covid-19 e a Zomato, sendo uma das plataformas mais importantes para recolher informação sobre este setor, percebeu a relevância e necessidade de entrada em novos mercados através de um recurso fundamental: a opção de entregas em casa, o que levou à criação desta nova feature.
Com uma poderosa comunidade de utilizadores e uma enorme variedade de parceiros, a necessidade de atualizar os seus serviços não foi surpresa. Respondemos prontamente a este desafio e ajudámos a Zomato a redesenhar a sua aplicação existente, focando-se nas necessidades do mercado europeu/português.
Este processo foi feito em estrita co-criação com a equipa da Zomato, e é garantia de tornar a app numa das maiores referências do mercado europeu.
Desafio
Como os utilizadores da app podem estar mais envolvidos e conhecerem os seus recursos e ofertas?
Como melhorar a qualidade do conteúdo da app, para satisfazer as necessidades do utilizador, tornando-o simultaneamente atrativo num mercado tão competitivo?
— Conhecer a Zomato
Começámos por analisar o modelo de negócio de forma a compreender toda a marca, o seu funcionamento e a organização do negócio. Esta análise permitiu-nos identificar claramente os principais objetivos e as premissas base para todo o trabalho de design da nova app.
— Mapear as necessidades dos clientes
Através de entrevistas a clientes e observação no terreno, fizemos uma análise para conseguir compreender de forma mais aprofundada as dores e necessidades dos mesmos. Com os insights, conseguimos identificar qual o papel que a nova app deveria ter e o tipo de experiência que deveria ser criada.

“A Zomato foi o primeiro serviço de pesquisa de restaurantes que utilizei, e foi bastante determinante para encontrar novos locais que nem sabia que existiam.”
Abordagem
Análise e compreensão — olhando dentro do núcleo da Zomato para entender como funciona, como está organizado e como é a sua cultura.
Pesquisa de utilizadores – conhecê-los e entender o que é importante para eles através de entrevistas, observação, imersão, inspiração.
Design Thinking/Ideação
– User interviews (utilizadores finais e parceiros)
– Workshops de ideação com stakeholders
– Light Decision Jam
Design:
– Identificar o contexto do utilizador
– UX Design (estrutura e arquitectura, task-flow e user journeys)
– UI Design (desenho de todos os elementos e compõem o look and feel da app)
– Prototipagem
– User Research
“Para mim, a Zomato é muito mais precisa quando se trata de avaliações.”
Jobs to be done
Sabias que tivemos um total de 105 ideias e 578 insights resultantes dos nossos workshops?
Melhorar a comunicação da app
Mostrar ao utilizadores o que a app tem para oferecer
Melhorar a qualidade do conteúdo, navegação e interatividade
Reconetar os utilizadores com a marca
O que ganharam connosco?
Através dos insights, conseguimos identificar que papel a nova app deveria ter e o tipo de experiência que deveria ser criada.
Uma nova app atualizada com recursos que além de atender às necessidades dos utilizadores, também fortaleceu a sua fidelização, potenciando as vendas da marca.
— Priorização das funcionalidades mais valorizadas pelos utilizadores
— Melhoramento da comunicação da app, assim como o seu conteúdo e interatividade
— Redesign com as novas features que vão ao encontro das necessidades dos utilizadores
— Solidificar o sector da restauração permanecendo uma referência na inovação
— Reconexão dos utilizadores com a marca
Novos utilizadores a alcançar
Utilizadores registados
%
Taxa de retenção
Jerónimo Martins
Business consulting , Experience Design
Altice M.A.S.T.E.R.S
Business consulting , Experience Design