Um Website que reposicionou a marca Guloso
De que forma ajudámos uma marca histórica como a Guloso a passar para o digital
Expertise
Business Consulting
Design and Interaction
Development
Platforms
Web and Mobile
Deliverables
Business Model
Value Proposition
UX/UI and Development
Uma estratégia baseada nas necessidades do mercado
Ajudámos a Guloso a encontrar e a construir a sua estratégia, tendo como base as necessidades do mercado – ao invés de nos pressupostos internos
Contexto
Uma marca com 70 anos de história, tradição e valores assentes na terra e na origem natural dos seus produtos, que precisava de inovar no digital, comunicar de forma próxima com os seus consumidores e rejuvenescer a sua imagem para se diferenciar da sua concorrência.
Desafio
A Guloso procurou-nos para que construíssemos aquilo que seria o futuro da sua morada digital: queriam que fosse mais do que uma plataforma. O nosso desejo era o de construir um maior reconhecimento da sua marca, assim como dos seus valores, e de criar uma melhor experiência digital para esta tão querida marca portuguesa. A abordagem da Monday consistiu na construção de um website da marca Guloso que desse resposta à questão: como reposicionar a marca através da inovação e da comunicação dos seus valores aliados à tradição da marca?
Uma abordagem de co-criação
A Guloso tornou-se num importante parceiro, proporcionando uma melhor visão daquilo que o projeto precisava.
Abordagem
Os negócios são moldados por forças externas que exigem uma constante atualização e adaptação. E como tal, foi necessário mergulhar no contexto no qual a Guloso está inserida, com o objetivo de obter um entendimento claro do seu ambiente e identificar a indústria, as tendências, o mercado e os fatores macro económicos. Tomámos por base estes insights para orientar o desenho do novo website.
Definindo os pilares estratégicos
Começámos por fazer uma análise da marca, concorrência e público. Este trabalho permitiu-nos identificar os principais ativos da marca, os fatores de diferenciação da concorrência, as principais motivações dos consumidores e a identificação das principais oportunidades da marca.
De que forma é que nos destacámos da concorrência?
A nossa abordagem às necessidades da Guloso:
- Realizámos vários workshops e sessões de consultoria para entender o contexto do seu negócio, assim como para perceber os problemas que necessitavam de solução
- Definimos uma nova estratégia e desenvolvemos um arrojado plano estratégico para a comunicação da marca
- Criámos um Guia Estratégico de User Experience para que pudéssemos fazer face às principais abordagens no design do novo website
Um website capaz de reposicionar a marca Guloso
Construímos o novo website como uma plataforma dinâmica e interativa com informações úteis para apresentar a marca aos consumidores.
Tivemos em conta dois fatores:
- A criação de uma storyline capaz de incitar memórias nos consumidores invocando a tradição da marca, e a qualidade dos seus produtos. Criámos assim conteúdos em torno da temática do saber aliado ao sabor através de um separador de receitas, a história da Guloso, as suas certificações, a origem dos produtos e o processo de produção.
- Demonstrar a característica de inovação da Guloso foi igualmente fundamental para comunicar a Guloso como uma marca atual, apresentando o portfólio completo da mesma, desde os produtos mais clássicos aos mais atuais.
Esta estratégia permitiu criar um website que comunica eficazmente o posicionamento da marca “Guloso sabe melhor que ninguém”, bem como contribuir para mudar a perceção dos consumidores em torno dos produtos e da imagem de marca, atraindo novos consumidores.
Podes aceder ao site aqui.
O que a Guloso ficou a ganhar connosco
Uma história envolvente
O nosso primeiro desafio foi o de criar uma narrativa que conseguisse formar – ou desencadear – memórias com a História da marca.
Destacar-se da sua competição
A ideia errada que existia à volta da polpa de tomate precisava de ser eliminada, e o objetivo era o de mostrar que a Guloso apenas utilizava produtos 100% naturais.
Conseguimos chegar aos problemas de comunicação que necessitavam ser resolvidos.
“Ao longo do processo, conhecer melhor a marca foi crucial para o sucesso de reformulação do website.”
Michael Nunes
Diretor Criativo na Monday
GoldNutrition
Experience Design
Águas de Cascais
Business consulting , Experience Design