Tornar a experiência de simulação de seguros altamente personalizável

Criámos um simulador de seguros que se adapta às necessidades de cada consumidor para a Ok! Seguros

Expertise

Research, UX/UI e User Testing

Plataformas

Web Responsive

Entregáveis

UX e Product Strategy, User Research, UX/UI

Contexto

Presente no mercado há 25 anos, a OK! Seguros é reconhecida pela inovação e carácter disruptivo. Com o lançamento do seu novo produto OK!CASA, uma nova oferta de seguros multirriscos e habitação, era necessário o desenho de uma experiência única que refletisse o caráter inovador e o valor acrescentado desta solução. 

Desafio

Fomos desafiados a desenhar uma experiência diferenciadora para o OK!CASA, considerando a jornada dos seus clientes e as suas necessidades em cada etapa. 

Para isso, foi necessário um exaustivo e detalhado trabalho de pesquisa e benchmarking para compreender o mercado, as soluções concorrentes e o consumidor deste novo produto de proteção casa, bem como, a terminologia específica do setor.

Abordagem

Foram analisadas tendências e soluções concorrentes, em Portugal, na Europa e nos EUA, tendo sido recolhidos insights preciosos sobre o universo das insurtechs. Assim conseguimos elaborar uma sólida base de partida para a construção e ideação dos primeiros protótipos. Os quais foram testados com utilizadores finais de forma a podermos obter feedback e analisar as suas dores e prioridades. 

Um simulador com uma navegação fluida e intuitiva que acompanha o consumidor na construção de uma solução de proteção casa à sua medida.

Metodologia

Foram utilizadas várias ferramentas durante este processo de pesquisa, prototipagem e design de interface:

– Entrevistas e testes de usabilidade, compreendendo as expetativas dos utilizadores, onde foram feitas as iterações necessárias à experiência e à interface.

Foi essencial compreender que esta oferta inovadora é caracterizada pelo quão personalizável é o seguro: o utilizador começa a sua jornada com um conjunto de coberturas base, adicionando à sua medida a proteção adicional que necessita.

O que ganharam connosco?

O resultado entregue foi uma experiência de simulação simplificada e modular, permitindo aos consumidores contratar a proteção que realmente precisam de forma autónoma.

O simulador para o OK!CASA, distingue-se pela navegação fluida e intuitiva, acompanhando o consumidor na construção de uma solução de proteção casa à sua medida. 

Testes de usabilidade

4,5/5 Grau de confiança em contratar a oferta de MRH através do simulador online

4,5/5​ Conforto em contratar seguros online

99,8%​ Missões Concluídas

 

Experimenta o simulador aqui

%

Aumento de vendas online

Altice M.A.S.T.E.R.S

Business consulting , Experience Design

Jerónimo Martins

Business consulting , Experience Design

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Splink: Um novo rebranding

Como reposicionámos a marca MyLads através de um novo rebranding – splink e de uma proposta de valor adequada à estratégia de internacionalização.

Expertise

Brand strategy, Naming e Visual identity

Entregáveis

Brand Strategy e Brand Positioning, Communication Strategy, Brand support

Contexto

A MyLads é uma empresa de tecnologia que trabalha na indústria do desporto, no segmento do envolvimento dos fãs, desde 2020, que promove experiências de Realidade Aumentada, para criar uma maior conexão entre o público e as suas equipas desportivas favoritas.

A marca operava no mercado nacional, mas quando decidiram apostar numa estratégia de internacionalização, perceberam que o nome da marca poderia apresentar conotações negativas no mercado Anglo-Saxónico

 

Desafio

A Monday foi desafiada a reposicionar a marca, através de um novo rebranding e de uma proposta de valor adequada à estratégia de internacionalização.

O nosso planeamento passou pelo desenvolvimento da identidade da marca, naming, assinatura e estratégia de comunicação para a nova marca MyLads que iria ser lançada no mercado do Reino Unido.

Abordagem 

1. Inspiração: Compreensão do modelo de negócio atual e da proposta de valor

Para definir a nova identidade foi fundamental perceber o “porquê por detrás da marca” e entender melhor o modelo de negócio e a sua proposta de valor.

  • Compreender o modelo de negócio actual
  • Identificar principais concorrentes
  • Proposta de valor e pontos de diferenciação
  • Análise de informação interna relevante

2. Ideação: Geração de ideias para o naming da nova marca

Partindo dos insights recolhidos na fase anterior, realizámos uma sessão de ideação onde gerámos múltiplas ideias para esta marca e para aquilo que ela poderia vir a ser, tanto a nível de posicionamento como de naming.

Revisitámos e organizámos toda a informação recolhida e começámos a priorizar, convergir e idear para os principais desafios de branding identificados.

A MyLads precisava de um nome abrangente e que refletisse a versão analógica e digital da marca. Chegámos ao nome Splink – derivado de “Sport Link” – que reflete a natureza da missão da empresa: ligar as equipas desportivas aos seus fãs. A Splink procura criar experiências e memórias únicas, sob forma de colecionáveis desportivos, oficiais e interativos.

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3. Brand identity: Definição da identidade visual da marca

Nesta fase criámos a nova marca, definindo a sua identidade visual, tendo em consideração o objetivo do rebranding da MyLads: entrar em novos países estratégicos.

O que é mandatório para a nova marca?

  • Ser gender neutral
  • Permitir presença em universo desportivo e não desportivo
  • Ser Emocional, Próxima, Energética e Amigável

Quais são as características de uma marca forte?

  • Uma identidade fácil e aspiracional
  • Uma percepção de área clara
  • Uma voz de marca sempre presente

O branding tem um grande papel porque define a essência da marca em todos os pontos de contato.

Moodboard

Para definir um caminho conceitual, definimos referências gráficas que ilustram o universo visual que recomendamos para a nova marca, construindo os pilares da mesma.

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Brand Identity

Uma vez definidos os pilares estratégicos da nova marca e o moodboard, entramos na fase de design e criação de identidade propriamente dita.

logo_splink_cores

Energia, diversão, comunidade: Uma forte atração visual

Estabelecemos a expressão gráfica da marca, definindo elementos como o logotipo, cores principais e exemplos de como a marca pode ser aplicada em ambiente web e mobile.

Unidade, paixão, comunidade: Unidos por um símbolo

Mais do que um logotipo, a marca MyLads precisava de um símbolo para inspirar, apaixonar e criar um sentimento de pertença. Esse símbolo será a representação e materialização dos valores e missão da marca.

artboard_splink

Brand Strategy

Uma vez definidos o moodboard e a identidade da nova marca, entramos na fase de definição do seu território de comunicação, definindo aspetos como o seu tom de voz e recomendações sobre o tipo de touchpoints que deverão ser estabelecidos.

Construímos um documento com as principais orientações e recomendações abordando pontos como:

  • Tagline 
  • Tom de voz
  • Canais de comunicação recomendados

4. Implementação: Desenvolvimento dos guidelines de comunicação e Brandbook para implementação da marca em ambiente digital

Nesta fase demos vida à nova marca, implementando-a nos suportes de comunicação digitais (desktop e mobile) e também o desenvolvimento do brandbook.

Brandbook

Uma vez terminada a fase de criação da marca, é fundamental criar um brandbook que garante que a marca seja corretamente aplicada. Foram definidos elementos como versões da marca, cores, tipografia, comportamento sobre fundos, dimensões mínimas e máximas, utilizações possíveis e restrições.

Este documento é fundamental para assegurar a coerência da marca no futuro.

 

O que ganharam connosco?

Assegurámos a criação de uma nova identidade para esta marca, com um design apelativo e alinhado ao propósito e valores da mesma. Construímos os pilares estratégicos da marca e fortalecemos a imagem da MyLads – agora Splink – So real it feels unreal.

— Recolha de insights relevantes acerca do modelo de negócio, concorrência e proposta de valor

— Uma marca e identidade visual que espelha os valores da mesma

— Um logotipo que se adequa à área do desporto e um nome internacional

— Todos os materiais de design desenvolvidos

— Artes finais da marca e Brandbook

 

Altice M.A.S.T.E.R.S

Business consulting , Experience Design

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Jerónimo Martins

Agilizar o autoatendimento

Com a criação do primeiro kiosk digital de autoatendimento para um dos restaurantes da marca Pingo Doce (do grupo Jerónimo Martins), a Monday desenvolveu uma nova interface consistente e adequada à marca, aliado à usabilidade familiar para os utilizadores deste tipo de atendimento autónomo.

Expertise

UX/UI design

UX research

Plataformas

Kiosk Digital

Entregáveis

Benchmark

UX/UI

Prototyping

Contexto

A estimada marca Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins, criou uma cadeia de restaurantes de “Comida Fresca”, que oferece refeições caseiras e autênticas, preparadas segundo a Dieta Mediterrânica e a tradição portuguesa.
Neste sentido, a marca pretendia agilizar o atendimento dos clientes nos seus espaços através da criação de kiosks de autoatendimento.

Com o objetivo de criar o primeiro kiosk digital de autoatendimento para um dos restaurantes da empresa, a nossa equipa de UX/UI designers desenvolveu uma interface consistente e adequada à marca, aliando uma usabilidade familiar à identidade gráfica da insígnia Pingo Doce, para os utilizadores deste tipo de atendimento autónomo.

Desafio

O desafio consistiu na criação de um fluxo que fosse eficiente, rápido e que englobasse um contexto novo na secção de “Comida Fresca”. Este processo deveria incluir um menu com itens completamente personalizados e várias secções tais como: Saladas, massas, pizzas, hambúrgueres, sopa do dia, sobremesas e bebidas.

Fomos pioneiros na criação de um kiosk digital para uma marca de hipermercados.

Abordagem e Metodologia

O projeto teve os seguintes sprints específicos que foram divididos em 3 fases:
– 1ª Fase: Debriefing, Pesquisa, lo-fi wireframe e mid fidelity wireframe
– 2ª Fase: High fidelity wireframe
– 3ª Fase: Testes de usabilidade, hand off e revisão

Primeira Fase

Benchmark 

O projeto começou com uma pesquisa de mercado e análise dos concorrentes que tinham um atendimento semelhante ao que o cliente pretendia: McDonald’s, Burger King, Ikea e Pizza Hut., onde o McDonald’s foi eleito como o mais apropriado para a inspiração de layout. 

No entanto, a funcionalidade do kiosk do McDonald’s era muito associada ao conhecimento prévio dos utilizadores acerca dos seus menus e produtos, o que não ocorria no Pingo Doce, e como tal, exigiu uma adaptação significativa das formas e categorias dos menus.

Após a realização de todas as pesquisas, foi necessário estabelecer as personalizações dos pratos, categorias e boas práticas para passarmos à ação: começar a desenhar os ecrãs.

Inicialmente, todos os itens vendidos deveriam ser personalizáveis, mas ao longo do projeto, foram adicionados produtos sem opção de personalização. O foco do projeto era que os pedidos personalizados seguissem de forma fácil e intuitiva pelo que se optou por apresentar, 4 níveis de escolha, tendo em consideração as limitações do sistema de gestão que estava a ser usado e as possibilidades lógicas de escolha.

Além disso, é importante destacar que o kiosk de autoatendimento do Pingo Doce oferece um total de 72 produtos, sendo 4 personalizáveis. Dentro dos pedidos personalizáveis, havia a opção de escolher entre 35 ingredientes diferentes que poderiam ser combinados de diversas formas, proporcionando uma grande variedade de opções aos clientes. Essa abordagem de personalização dos pedidos foi um dos principais diferenciais do projeto, que permite aos clientes criar refeições únicas e adaptadas às suas preferências e necessidades pessoais.

Segunda Fase

Na segunda fase, a equipa decidiu que o novo Brand Book do Pingo Doce seria usado pela primeira vez como look and feel, ainda que seja um pouco disruptivo com a atual comunicação da marca. As escolhas de UI foram pautadas nesses requisitos de ativação de marca e simplicidade, onde elementos gráficos como formas e figuras se encontram presentes apenas em ecrãs onde as mesmas cumprem alguma função, à exceção do ecrã inicial e final.

Terceira Fase

Foram implementados testes de usabilidade com elementos da Jerónimo Martins que não estavam diretamente ligados ao projeto, o que permitiu à equipa retirar feedback e insights sobre os aspetos a melhorar. O Hand off foi feito de forma gradual, passando componentes e elementos para a equipa de developers desde a fase 2.

 

6 etapas – do início ao checkout (adicional: kiosk indisponível)

3 flows – 10 etapas (o mais curto), o mais longo com 13

9 versões no final do high fidelity 

O que ganharam connosco?

O lançamento do kiosk de autoatendimento do Pingo Doce foi um grande sucesso em todos os aspetos, desde a sua conceção e desenvolvimento até à implementação e adesão dos clientes.

No dia do lançamento, foram atendidos 104 clientes pelos kiosks, o que demonstrou uma boa adesão dos consumidores. 

O tempo médio do pedido pelo kiosk foi de 1 minuto, em comparação com os pedidos na caixa convencional, que levavam em média 3 minutos. Isso demonstra que o novo interface trouxe mais agilidade e praticidade para os clientes e para a equipa do restaurante.

O feedback dos funcionários do Pingo Doce também foi muito positivo. Elogiaram a facilidade de utilização do kiosk e da sua interface intuitiva.

 

Minuto em tempo médio de atendimento

Pedidos na primeira utilização

Itens

Itens personalizáveis

Guloso

Business consulting , Experience Design

Zomato

Business consulting , Experience Design

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Potenciar as vendas para a Zomato

O setor da restauração precisou de se reinventar com a pandemia, e com a Zomato não foi diferente.

Uma nova app atualizada com recursos, que além de atenderem às necessidades dos utilizadores, também fortaleceram a sua fidelização.

Expertise

UX e UI Design

Plataformas

Website e APP

Entregáveis

Design da Nova Feature

Contexto

O setor da restauração foi altamente impactado pelas consequências da Covid-19 e a Zomato, sendo uma das plataformas mais importantes para recolher informação sobre este setor, percebeu a relevância e necessidade de entrada em novos mercados através de um recurso fundamental: a opção de entregas em casa, o que levou à criação desta nova feature.

Com uma poderosa comunidade de utilizadores e uma enorme variedade de parceiros, a necessidade de atualizar os seus serviços não foi surpresa. Respondemos prontamente a este desafio e ajudámos a Zomato a redesenhar a sua aplicação existente, focando-se nas necessidades do mercado europeu/português.

Este processo foi feito em estrita co-criação com a equipa da Zomato, e é garantia de tornar a app numa das maiores referências do mercado europeu.

Desafio

Como os utilizadores da app podem estar mais envolvidos e conhecerem os seus recursos e ofertas?

Como melhorar a qualidade do conteúdo da app, para satisfazer as necessidades do utilizador,  tornando-o simultaneamente atrativo num mercado tão competitivo?

— Conhecer a Zomato

Começámos por analisar o modelo de negócio de forma a compreender toda a marca, o seu funcionamento e a organização do negócio. Esta análise permitiu-nos identificar claramente os principais objetivos e as premissas base para todo o trabalho de design da nova app.

— Mapear as necessidades dos clientes

Através de entrevistas a clientes e observação no terreno, fizemos uma análise para conseguir compreender de forma mais aprofundada as dores e necessidades dos mesmos. Com os insights, conseguimos identificar qual o papel que a nova app deveria ter e o tipo de experiência que deveria ser criada.

“A Zomato foi o primeiro serviço de pesquisa de restaurantes que utilizei, e foi bastante determinante para encontrar novos locais que nem sabia que existiam.” 

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Abordagem

Análise e compreensão — olhando dentro do núcleo da Zomato para entender como funciona, como está organizado e como é a sua cultura.

Pesquisa de utilizadores – conhecê-los e entender o que é importante para eles através de entrevistas, observação, imersão, inspiração.

Design Thinking/Ideação
– User interviews (utilizadores finais e parceiros)
– Workshops de ideação com stakeholders
– Light Decision Jam

Design:
– Identificar o contexto do utilizador
– UX Design (estrutura e arquitectura, task-flow e user journeys)
– UI Design (desenho de todos os elementos e compõem o look and feel da app)
– Prototipagem
– User Research

“Para mim, a Zomato é muito mais precisa quando se trata de avaliações.” 

Jobs to be done

Sabias que tivemos um total de 105 ideias e 578 insights resultantes dos nossos workshops?

  1. Melhorar a comunicação da app

  2. Mostrar ao utilizadores o que a app tem para oferecer

  3. Melhorar a qualidade do conteúdo, navegação e interatividade

  4. Reconetar os utilizadores com a marca 

O que ganharam connosco? 

 

Através dos insights, conseguimos identificar que papel a nova app deveria ter e o tipo de experiência que deveria ser criada.

Uma nova app atualizada com recursos que além de atender às necessidades dos utilizadores, também fortaleceu a sua fidelização, potenciando as vendas da marca.

— Priorização das funcionalidades mais valorizadas pelos utilizadores

— Melhoramento da comunicação da app, assim como o seu conteúdo e interatividade

— Redesign com as novas features que vão ao encontro das necessidades dos utilizadores

— Solidificar o sector da restauração permanecendo uma referência na inovação

— Reconexão dos utilizadores com a marca

 

Novos utilizadores a alcançar

Utilizadores registados

%

Taxa de retenção

Jerónimo Martins

Business consulting , Experience Design

Altice M.A.S.T.E.R.S

Business consulting , Experience Design

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Altice M.A.S.T.E.R.S

Um sentido de comunidade com um design a condizer

Como trabalhámos o employer branding, para a equipa de retenção da Altice, através de um conceito visual forte criando a comunidade M.A.S.T.E.R.S

Expertise

Naming e Branding

Plataformas

Logo, cores e fonte

Entregáveis

Normas gráficas da nova identidade

Contexto

A Altice quis reforçar o sentimento de pertença e motivação à Equipa de Retenção: uma casa longe de casa. Onde os trabalhadores se sintam valorizados, confiantes e com todos os meios para cumprir a sua missão: reter clientes. Como ponto de partida, foi necessário compreender quais eram as suas dores, motivações e o que os fazia sentirem-se unidos como equipa.​ 

Desafio

Compreendendo essa necessidade de pertença e de comunidade, foi implementado um projeto de branding e naming exclusivos que espelhavam exatamente o que a equipa sente, raciocina e representa dentro da empresa — Altice M.A.S.T.E.R.S. Mais do que uma marca, é uma forma única de se sentir unida a um forte conceito visual que diz a todos quem são e o que fazem. 

Criámos e implementámos um conceito estratégico, alinhado com a identidade da ALTICE, com o objetivo de gerar uma perceção positiva na equipa de retenção sobre o seu local de trabalho. 

Algumas das palavras usadas para descrever a equipa foram: amizade, família, união, camaradagem, ferocidade e resiliência.

Criar um sentido de comunidade e de pertença à Equipa de Retenção, para que tenham um maior impacto na empresa promovendo a motivação.

  • Quais eram as principais dores dos seus colaboradores?

  • Que elementos são essenciais para atingirem seus objetivos?

  • Quais são os aspetos que os fazem ter um sentimento de pertença à equipa?

  • O que os motiva para serem melhores?

“Como descrever um M.A.S.T.E.R: Forte, motivado, responsável, tenaz, ambicioso, focado.”

Abordagem

Pesquisa: entrevistas e imersão

Metodologias de Design Thinking: Mapa de Afinidade, “How Might We?”, e o Wall of Ideas

Workshops de Ideação: Crazy 8’s e Ideação Estruturada

“Uma equipa mais forte, motivada e unida.”

Impacto

Concluídos os workshops e analisando todos os insights obtidos, pudemos chegar a algumas conclusões muito importantes:

  • O sentimento de pertença pode ser alcançado através da liderança humana, que faz com que a equipa se sinta valorizada, mais próxima e num ambiente informal.
  • A meritocracia é uma forma de inspirar a ser melhor e a conseguir mais, construindo o respeito entre a equipa e os seus líderes, bem como a realização pessoal e profissional, contribuindo para o sucesso e resultados de todos.
  • Melhor feedback significa reconhecer os seus esforços fazendo com que se sintam vistos.
  • Competição saudável: metas ou desafios diários e partilha de informações que fazem com que a equipa se sinta envolvida.
  • Uma melhor rede de apoio, recompensas, compensações e reuniões regulares fariam com que se sentissem unidos e valorizados.

Como símbolo de união, companheirismo, força e resiliência, a marca M.A.S.T.E.R.S nasceu como uma forma de a equipa se sentir parte de algo maior que eles mesmos. Relacionado com o seu objetivo final e missão quotidiana – retenção de clientes – esta foi uma forma de responder ao sentimento de pertença que era necessário, bem como uma maneira de mostrar visualmente a todos como eles se percebiam.

O que ganharam connosco?

— Um espaço seguro para a equipa partilhar as suas ideias, dores, necessidades e objetivos para que a equipa continue a crescer e que se sinta mais valorizada e próxima

— Identidade alinhada com propósito

— Um sentimento de comunidade e de pertença mais forte

— Melhor feedback e construção de uma rede de apoio

Jerónimo Martins

Business consulting , Experience Design

Splink

Business consulting , Experience Design

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Um Website que reposicionou a marca Guloso

De que forma ajudámos uma marca histórica como a Guloso a passar para o digital

Expertise

Business Consulting

Design and Interaction

Development

Platforms

Web and Mobile

Deliverables

Business Model

Value Proposition

UX/UI and Development

Uma estratégia baseada nas necessidades do mercado

Ajudámos a Guloso a encontrar e a construir a sua estratégia, tendo como base as necessidades do mercado – ao invés de nos pressupostos internos

Contexto

Uma marca com 70 anos de história, tradição e valores assentes na terra e na origem natural dos seus produtos, que precisava de inovar no digital, comunicar de forma próxima com os seus consumidores e rejuvenescer a sua imagem para se diferenciar da sua concorrência.

Desafio

A Guloso procurou-nos para que construíssemos aquilo que seria o futuro da sua morada digital: queriam que fosse mais do que uma plataforma. O nosso desejo era o de construir um maior reconhecimento da sua marca, assim como dos seus valores, e de criar uma melhor experiência digital para esta tão querida marca portuguesa.  A abordagem da Monday consistiu na construção de um website da marca Guloso que desse resposta à questão: como reposicionar a marca através da inovação e da comunicação dos seus valores aliados à tradição da marca?

Uma abordagem de co-criação

A Guloso tornou-se num importante parceiro, proporcionando uma melhor visão daquilo que o projeto precisava.

Abordagem

Os negócios são moldados por forças externas que exigem uma constante atualização e adaptação. E como tal, foi necessário mergulhar no contexto no qual a Guloso está inserida, com o objetivo de obter um entendimento claro do seu ambiente e identificar a indústria, as tendências, o mercado e os fatores macro económicos. Tomámos por base estes insights para orientar o desenho do novo website.

Definindo os pilares estratégicos

Começámos por fazer uma análise da marca, concorrência e público. Este trabalho permitiu-nos identificar os principais ativos da marca, os fatores de diferenciação da concorrência, as principais motivações dos consumidores e a identificação das principais oportunidades da marca.

De que forma é que nos destacámos da concorrência?

A nossa abordagem às necessidades da Guloso:

  • Realizámos vários workshops e sessões de consultoria para entender o contexto do seu negócio, assim como para perceber os problemas que necessitavam de solução
  • Definimos uma nova estratégia e desenvolvemos um arrojado plano estratégico para a comunicação da marca
  • Criámos um Guia Estratégico de User Experience para que pudéssemos fazer face às principais abordagens no design do novo website

Um website capaz de reposicionar a marca Guloso

Construímos o novo website como uma plataforma dinâmica e interativa com informações úteis para apresentar a marca aos consumidores.

Tivemos em conta dois fatores: 

  1. A criação de uma storyline capaz de incitar memórias nos consumidores invocando a tradição da marca, e a qualidade dos seus produtos. Criámos assim conteúdos em torno da temática do saber aliado ao sabor através de um separador de receitas, a história da Guloso, as suas certificações, a origem dos produtos e o processo de produção.
  2. Demonstrar a característica de inovação da Guloso foi igualmente fundamental para comunicar a Guloso como uma marca atual, apresentando o portfólio completo da mesma, desde os produtos mais clássicos aos mais atuais.

Esta estratégia permitiu criar um website que comunica eficazmente o posicionamento da marca “Guloso sabe melhor que ninguém”, bem como contribuir para mudar a perceção dos consumidores em torno dos produtos e da imagem de marca, atraindo novos consumidores.

Podes aceder ao site aqui.

O que a Guloso ficou a ganhar connosco

  • Uma história envolvente

    O nosso primeiro desafio foi o de criar uma narrativa que conseguisse formar – ou desencadear – memórias com a História da marca.

  • Destacar-se da sua competição

    A ideia errada que existia à volta da polpa de tomate precisava de ser eliminada, e o objetivo era o de mostrar que a Guloso apenas utilizava produtos 100% naturais.

  • Conseguimos chegar aos problemas de comunicação que necessitavam ser resolvidos.

“Ao longo do processo, conhecer melhor a marca foi crucial para o sucesso de reformulação do website.”

Michael Nunes

Diretor Criativo na Monday

GoldNutrition

Experience Design

Águas de Cascais

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O ingrediente que faltava para atrair mais utilizadores

A primeira marca portuguesa de azeite no mundo e a quarta no ranking mundial

Expertise

Prototyping

Design and Interaction

Development

Plataformas

Web and Mobile

Entregáveis

UX, UI and Development

Contexto

Cada marca é única e cada uma tem suas próprias necessidades – Gallo Worldwide não é excepção.
Representando a primeira marca portuguesa de azeite no mundo e a quarta no ranking mundial, a Gallo alimenta a alma e a tradição portuguesas. Sendo mais do que uma commodity, este produto assume um importante papel na gastronomia e alimentação em Portugal e não só, assumindo-se como uma love brand.

 

Desafio

O desafio proposto pela Gallo Worldwide consistiu em criar o novo website da marca, que não servisse apenas o propósito de apresentar os seus produtos mais clássicos, mas que fosse moderno, com conteúdos inspiradores e educativos.Composto por imagens apelativas, capazes de despertar o desejo nos consumidores e inspirar ao consumo dos produtos Gallo.

Somava-se a este desafio, a necessidade de criar uma estrutura flexível para uma maior adaptação da marca Gallo aos vários países onde opera.

A Monday abraçou este desafio e construiu um website capaz de tornar a Gallo ainda mais deliciosa para o mundo.

Impacto

  • Um website capaz de inspirar

Elevámos a experiência do utilizador ao criar um website atual e intuitivo, capaz de inspirar os foodies dos vários países onde a Gallo está presente. Foi num tom de proximidade com as necessidades dos consumidores e com os momentos importantes das suas vidas que nasceu o novo website Gallo.

Começámos por analisar as diferentes personas, as suas necessidades, motivações e comportamentos. A partir destes insights conseguimos delinear uma estratégia de conteúdos e a arquitetura de informação para o website.

Procurámos conciliar uma vertente educativa com uma componente de inovação. Para isso, recorremos à utilização de receitas que pudessem inspirar o consumidor a utilizar o azeite no seu dia a dia e apresentámos toda a gama de produtos Gallo segmentada por tipo de produtos.

O resultado refletiu-se num website capaz de inspirar e educar os consumidores da Gallo, entusiasmando a elevar os seus momentos culinários.

  • Tom de comunicação mais próximo

Aliada aos conteúdos, implementámos uma comunicação orientada para os consumidores, através de uma linguagem direta, genuína e inspiracional, aliada a um tom familiar e intimista. O objetivo foi tornar este website mais visual e menos textual, para uma navegação mais simples e intuitiva.

  • Mobile First

Foi fundamental tornar este website fácil de navegar na versão mobile de forma a estar ajustado ao dia a dia dos utilizadores e permitir um acesso fácil às receitas enquanto cozinham. Através destas vertentes, criámos um website que estabelece um posicionamento e uma relação mais forte com os seus consumidores. Os resultados do nosso trabalho estão à vista.

Acede ao site aqui.

“O site da Gallo construiu uma presença forte e visual da marca.”

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Crescimento de Utilizadores

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Crescimento de novos utilizadores

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Páginas visitadas

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Novas sessões

Países

Idiomas

GoldNutrition

Experience Design

Águas de Cascais

Business consulting , Experience Design

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Criar o sentido de pertença nas comunidades virtuais da EDP Digital Factory

Ajudámos os membros das comunidades virtuais da EDP Digital Factory a sentirem-se unidos

Expertise

Design Thinking

Plataformas

Comunidades Virtuais

Entregáveis

Workshops e Comunity Management

Enquadramento

As comunidades virtuais da EDP surgiram da necessidade de colmatar as diferenças de conhecimento entre as várias regiões onde as equipas estão presentes. A ideia foi aproximar as equipas num espaço virtual e, sempre que possível, físico, para que se possam trocar noções de boas práticas, fazer sessões de ideação, e para trocar know-how entre as várias empresas espalhadas pelo mundo — sempre com um assunto digital de base predefinido.

Para isso, foram criadas as primeiras nove comunidades virtuais, onde se discutiam temas técnicos e de interesse, como por exemplo áreas que abrangem a ideação, a co-criação, e o Design Thinking.

Desafio

Como podemos criar awareness e engagement dos membros das VCs com o produto, e estimular experts/boosters para serem mais ativos e liderarem as iniciativas e conteúdos?

Coube à Monday criar uma proposta de valor que atraísse os membros a participar nas comunidades, apoiá-las a contribuir para a evolução e crescimento do Grupo EDP, incentivar a aproximação e partilha entre os membros e ajudá-los a resolver, em comunidade, problemas reais do dia-a-dia.

“Antes das comunidades existirem estava muito focado na minha esfera de atuação, agora penso como posso contribuir para outras áreas da EDP.”

Abordagem

A nossa abordagem passou pela utilização das seguintes técnicas:

  • Entrevistas
  • Workshops de Value Proposition
  • Brainstorm Sessions
  • How Might We?
  • User Research
  • Gestão de comunidades

Jobs to be done

Como resultado do workshop de Value Proposition, selecionámos as preocupações e os jobs-to-be-done que os membros das comunidades apontaram como prioritários:

  1. Criar uma comunidade de entreajuda, cooperação e colaboração
  2. Otimização de talentos na EDP
  3. Participar em desafios reais e co-criar novas soluções
  4. Relacionar as comunidades com o universo EDP
  5. Difícil divulgação da existência das próprias comunidades e do seu trabalho
  6. Falta de objetivos claros e de expectativas, assim como de alinhamento entre as VCs

O que ganharam connosco?

Através das metodologias de Design Thinking, conseguimos com que o sucesso das comunidades virtuais EDP melhorasse significativamente ao longo do processo: mais engagement, maior participação, maior sentido de pertença, e um entusiasmo por parte dos membros em fazer crescer estas comunidades.

“Foi o primeiro momento que a comunidade foi uma comunidade virtual, um equilíbrio entre givers e takers, é de salutar o trabalho do design thinking para descentralizar perspectivas”

Concluímos que os membros valorizam o propósito das comunidades, mostrando entusiasmo em partilhar a sua visão e as suas ideias para a melhoria dos resultados. De igual forma, estes reconhecem o contributo das comunidades para a mudança da cultura da EDP, não apenas na vertente da transformação digital, mas também de colaboração sem hierarquia.

 

As entrevistas contaram com membros de todas as comunidades, geografias (Brasil, Espanha, Portugal, EUA), unidades de negócio e tipos de membros. 

Aos 9 workshops de Value Proposition participaram um total de 63 membros, já os 2 workshops de Value Proposition participaram um total de 30 membros.

No período de Janeiro a Setembro de 2020, o número de membros ativos atingiu um total aproximado de 7329 pessoas a interagir nos vários canais, com um total de 414 partilhas.

“[Estamos] a contribuir para uma cultura digital na EDP.”

Os benefícios do nosso trabalho

— Os membros das comunidades virtuais passaram a reconhecer o motivo pelo qual estavam nas comunidades, qual o seu papel e quais os objetivos de participação.
— Maior comunicação das comunidades em canais oficiosos, muito pela partilha e pelo entusiasmo adquirido pelos membros ao longo do tempo e pelo seu maior envolvimento no que acontecia nas comunidades.
— Maior recompensa, sentimento de satisfação e gratificação por fazer parte das comunidades.
— Reconhecimento do valor acrescentado que estas comunidades trazem para a vida profissional dos membros (e até mesmo a nível pessoal, enquanto desenvolvimento de skills e competências próprias).
— Excelente trabalho de community building e de community management: maior interação entre VCs, maior motivação ao longo do tempo, e maior proximidade entre os membros. Do mesmo modo, a forma como a informação circula, como os eventos são comunicados, e como a partilha é feita nos vários canais melhorou substancialmente.
— Passámos de 10.873 membros para 20.874 nas comunidades com um total de 1.104 publicações, chegando a 200% de taxa de interação

“A estratégia de community building assente em dinâmicas de design thinking, permitiu aumentar o engagement e a participação.”

Novos membros ativos

Atividades

Publicações

%

Aumento de interação

Climber

Business consulting , Experience Design

Gallo

Business consulting , Experience Design

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Criar um produto

centrado no utilizador

para a Climber

Uma plataforma de gestão de rendimentos de um hotel, adequado ao século XXI

Expertise

Business Consulting

UX Strategy

Design and Interaction

Development

Platforms

Web

Mobile

App

Deliverables

Business Model

Value Proposition

UX/UI and Development

Detalhes 

A Monday fez uma parceria com a Climber para criar a sua plataforma de gestão de lucros, que permite aos hotéis preços dinâmicos e otimizados, utilizando dados e análises de clientes. O nosso trabalho com a Climber abrange todas as capacidades de conceção e recursos de design de ponta a ponta da Monday, desde a estratégia de negócios e experience design até o desenvolvimento de uma experiência de plataforma completa e presença na web.

 

Briefing

A Climber abordou a Monday para construir o futuro da sua plataforma digital e do seu website. Eles queriam uma plataforma centrada nas necessidades dos utilizadores. O desejo era aumentar sua experiência e aprimorar seu apelo visual.

“O novo design permite ao utilizador uma experiência única e coerente, desde o primeiro contato até à utilização e aplicação diária nos seus negócios.”

Joana Araújo

Head of Marketing at Climber

Ouvindo as necessidades dos utilizadores

Demos aos gestores um controlo total sobre os relatórios com um design minimalista que ajuda os números e as informações relevantes destacarem-se verdadeiramente.

Demos aos gestores um controlo total sobre os relatórios com um design minimalista que ajuda os números e as informações relevantes destacarem-se verdadeiramente.

Michael Nunes

Creative Director at Monday

O que a Climber ganhou connosco

  • Informações sobre as necessidades dos seus utilizadores

    Ao longo das nossas sessões de workshop com os utilizadores finais e a equipa da Climber, pudemos recolher informações cruciais para o futuro do seu produto.

  • Um modelo de plano de negócios melhor

    Ajudámos a Climber a encontrar o seu verdadeiro modelo de negócios. Com isto, fomos capazes de dar prioridade ao plano de negócios da Climber.

  • Negócio alinhado com as necessidades dos clientes

Como nos destacamos da concorrência

A nossa abordagem às necessidades da Climber:

  • Realização de vários workshops e sessões de consultoria para compreender o contexto empresarial e os problemas a serem resolvidos

  • Definição de uma nova estratégia e desenvolvimento de um plano estratégico mais arrojado para a comunicação

  • Criação de um guia de estratégia UX para abordar as principais ideias para conceber o novo website

     

    Sabe mais aqui.

Workshops (BMC + VPC)

Personas identificadas

Jobs-to-be-done identificados

Águas de Cascais

Business consulting , Experience Design

Guloso

Business consulting , Experience Design

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Centrar a Águas de Cascais no consumidor

Transparência. Simplicidade. Foco no consumidor. Ajudámos a Águas de Cascais a melhorar a comunicação com o seu cliente e a colocar as suas necessidades em primeiro lugar.

Couple with water bill looking at laptop

Expertise

Service design

UX Strategy

Design e Interação

Desenvolvimento

Plataformas

Web e Mobile

Deliverables

Service blueprint

Business Model

UX/UI e Desenvolvimento

Detalhes

A Águas de Cascais é uma concessão pública de distribuição de água e de serviços sanitários em Cascais, um concelho da cidade de Lisboa, Portugal. Enquanto serviço público, sofria de preconceito: oferecer mau serviço. O que não se aplica, de todo, aqui.

Briefing

O cliente queria colocar as necessidades dos seus consumidores em primeiro lugar, por isso chamou-nos para perceber, de facto, quem eram enquanto companhia; assim como para perceber as dores e os problemas dos seus funcionários, ou alguma oportunidade que estivesse escondida. De seguida, conduzimos uma série de workshops para poder diagnosticar problemas e gerar soluções, em colaboração estreita com a equipa. É a isto que chamamos de transformação de negócio.

Fiquem a conhecer melhor o interior, para melhor perceber o exterior

O desafio apresentado foi o de ajudar a pensar (e a conceber) um serviço melhor e mais simples aos consumidores da Água de Cascais. Para lá chegar, ambas as equipas precisaram de trabalhar em conjunto e numa relação próxima – desde membros do serviço aos chefes de departamento. Toda a gente é importante no processo e na co-criação.

Tudo isto teria que ser feito através de uma série de workshops, divididos por quatro dias e em diferentes categorias: modelos de investigação do negócio da empresa, modelos de investigação de negócio pessoal e pelo processo de co-criação.

Cada workshop tinha o seu propósito: conhecer melhor a empresa e a sua forma de operar, a fim de mapear o processo e de identificar os problemas que pudessem existir. Por fim, gerar ideias e chegar a conclusões. Este roadmap ajudou-nos a chegar ao modelo de negócio atual da Águas de Cascais.

 

A caminho da transformação do negócio

A Águas de Cascais é um serviço público, mas também é uma empresa. Ao entender como poderiam adicionar valor aos seus consumidores, fomos capazes de – mais tarde – perceber do que precisavam para conseguir fazê-lo. Em primeiro lugar, as empresas são feitas de equipas e, por isso, todos passaram por exercícios introspectivos para responder a algumas questões: de que forma garantiam valor à empresa? Qual a relação entre equipas e departamentos?

Quando se entende a base, está-se pronto para avançar para a estrutura.

Quais os seis processos que precisamos de resolver? E como é que esses processos funcionam, de momento? De que forma precisam começar a funcionar? Quais os problemas associados? É aqui que a co-criação entra.

Transferimos todos os problemas encontrados nos exercícios anteriores do quadro para a parede, onde todos pudessem vê-los. De seguida, pedimos que toda a equipa começasse a discutir ideias – quer fossem megalómanas ou simples, todas contam.

“Demos total controlo aos gestores nos seus relatórios, com um design minimalista que os ajuda a destacar informação e números importantes.”

Michael Nunes

Diretor Criativo na Monday

Como nos destacámos da competição

As aprendizagens feitas ao longo deste processo mostraram que todo o trabalho da equipa de experience design se deveria focar em tornar o website numa única fonte de conhecimento e de informação, baseando-se em factos reais de como a empresa opera. Desta forma, os consumidores poderiam encontrar qualquer informação de que precisassem de forma rápida, simples e muito bem explicada: desde faturas ao cancelamento dos seus contratos.

Workshops

Dias de sessões

Diferentes categorias

Climber

Business consulting , Experience Design

Fado & Food

Experience Design

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